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Hotelaria

Accor tem queda de 5,8% em volume de negócios no Brasil

Patrick Mendes, CEO do grupo Accor para América do Sul, com os diretores do novo Comitê

Patrick Mendes, CEO do grupo Accor para América do Sul, com os diretores do novo Comitê


A crise no Brasil vem deixando sua marca em diversos segmentos. Na indústria hoteleira, o setor teve uma queda entre 15 e 20%. Embora tenha fechado o ano com um recorde na receita (665 milhões de euros), a empresa afirmou que o mercado brasileiro foi prejudicado. Com queda de 5,8% no volume de negócio dos hotéis no Brasil. Na América do Sul, o valor ficou em – 2,9%. A receita por quarto disponível (Revpar) apresentou um recuo de 8,3% na América do Sul. No Brasil a queda foi de 5,8 pontos percentuais.

Já em relação à taxa de ocupação, os hotéis Accor no Brasil atingiram a marca de 61,7%, superior a média nacional que obteve 51,89%, segundo dados do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).  A fim de se blindar dos resultados da crise, o CEO do Grupo para América do Sul, Patrick Mendes, afirmou que o grupo teve que tomar algumas medidas e rever processos.

“Criamos um novo Comitê de Direção para gerenciar a América do Sul”, explica. O Comitê atende 12 países no total, entre Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Equador, Bolívia, Venezuela e outros. “De forma horizontal, com o comitê fica mais fácil compreender o mercado e ter uma atuação mais ágil”, completa. Entre os objetivos do comitê estão: ampliar o relacionamento com os investidores; potencializar a plataforma de distribuição através das ferramentas accorhotels.com e leclubaccorhotels.com; oferecer melhor experiência aos hóspedes, com foco na qualidade dos serviços prestados; e valorizar mais os funcionários.

Com 14 membros, o comitê criou ainda uma área de Controladoria de Operações, a fim de otimizar gestões e controlar os gastos. Os custos também foram reduzidos, a empresa passou a contratar fornecedores regionais. Outro forte investimento foi na ferramenta de fidelização: Le Club.

“Nosso número de clientes fidelidade aumentou. Hoje contamos com 2,6 milhões de associados na América do Sul, um crescimento de 30% em relação à 2014, sendo responsável por 37% das diárias”, completa o CEO.

Mendes ainda destacou que o grupo vai investir mais no segmento de lazer. “Nos últimos 15 meses temos desenvolvidos atividades ligadas ao lazer, como piscinas, academias, praias etc. Além de melhorarmos a experiência dos nossos clientes através de projetos tecnológicos”, concluiu.

2016 trará resultados positivos – De acordo com Mendes, a Accor está mais positiva em relação à 2016. “Esperamos um aumento de 6% na taxa de Revpar. Estamos mais protegidos e melhor preparados para lidar com a situação econômica do Brasil. O nosso volume de compra, por ser maior, também nos permite negociações melhores”, destacou. Em relação à expansão na América do Sul, Mendes prevê mais conversões. “São mais rápidas e mais baratas”.

Market-Place terá novos adeptos – Em relação ao programa de Market-Place, que disponibiliza hotéis independentes nas plataformas de distribuição da Accor, à exemplo do Maksoud Plaza (SP), Mendes destacou que a parceria irá se estender para outros hotéis. O executivo não deu mais detalhes, mas afirmou que novidades serão anunciadas em setembro.

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