Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Recursos do FNAC serão usados para impulsionar Turismo Nacional, determina nova Lei

Celso Sabino, ministro do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

Celso Sabino, ministro do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

A atividade turística no Brasil ganhou um novo impulso com a sanção da Lei nº 14.901, que destina 30% dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para o Ministério do Turismo. A medida, publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (26), visa fortalecer a infraestrutura, mobilidade e conectividade de destinos turísticos, além de promover a qualificação profissional e apoiar a comercialização de serviços e produtos turísticos.

“O Congresso Nacional, ciente da importância do Turismo na cadeia de produção econômica do país, deu esse passo importante para o setor. E hoje, o presidente Lula sanciona essa lei que nos dará mais recursos para ampliarmos ações que impactam diretamente na vida de milhares de pessoas, desde o grande empresário até o artesão que vive da sua arte em regiões turísticas”, disse Celso Sabino, ministro do Turismo.

De acordo com a legislação, os recursos do FNAC serão desvinculados do fundo e direcionados para a implementação de ações relacionadas ao modal aéreo e ao fomento do turismo nacional. Além do reforço financeiro para o MTur, a lei também simplifica a contratação pela União, estados e municípios da Embratur para a realização de grandes eventos internacionais, eliminando a necessidade de licitação. A medida visa desburocratizar a atuação da agência e fortalecer sua capacidade de promover os destinos turísticos brasileiros no mercado internacional.

A nova legislação, originada do Projeto de Lei 545/24 e substituindo a Medida Provisória 1.207/2024, também autoriza a Embratur a receber recursos do Orçamento da União por meio de contrato de gestão com o Ministério do Turismo, fortalecendo assim sua função de promoção da imagem do Brasil globalmente.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.