Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Tráfego de passageiros na América Latina e Caribe registra aumento de 4,2% de janeiro a abril

plane 7013022 1280 Tráfego de passageiros na América Latina e Caribe registra aumento de 4,2% de janeiro a abril

O tráfego de passageiros na América Latina e no Caribe apresentou crescimento de 4,2% de janeiro a abril (Pixabay)

O tráfego de passageiros na América Latina e no Caribe apresentou crescimento de 4,2% nos primeiros quatro meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados preliminares dos principais mercados da região, reunidos pelo Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC).

Entre os principais mercados, os que tiveram crescimento mais significativo foram o Uruguai (22,1%), seguido do Peru (21,2%) e da Colômbia (16,6%). O Brasil, principal mercado da região, apresentou crescimento de 3,1% no período.

Comparação de abril de 2024 vs abril de 2023

O tráfego total de passageiros em abril de 2024 aumentou 3,4% em relação a abril de 2023. Os países com maior crescimento percentual em abril de 2024 em relação a 2023, foram a Colômbia (22,4%), seguida por Peru (20%), Chile (13%) e Panamá (11%). O Brasil registrou aumento de 4,6%.

Em contrapartida, alguns países registaram redução no tráfego de passageiros, com destaque para o caso do México, o segundo mercado da América Latina, que caiu 3% em abril de 2024 face ao ano anterior. No período acumulado de janeiro a abril deste ano, o México cresceu 0,4% em relação a 2023, o menor crescimento dos principais mercados latino-americanos. Analistas de mercado atribuem este declínio a vários fatores, tais como a flutuação da procura turística, a mudança nos comportamentos sazonais das viagens e as variáveis macroeconômicas que afetam tanto os viajantes domésticos como internacionais.

“Excluindo a situação atípica que tem ocorrido no mercado mexicano, a evolução do tráfego na região tem sido muito positiva. Desta forma, o que podemos constatar nestes dados preliminares é que a região apresentou, em geral, resultados notáveis nos primeiros quatro meses de 2024”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.