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Aviação

Nas redes sociais, empresas aéreas respondem mais aos clientes pelo Instagram

unnamed 58 Nas redes sociais, empresas aéreas respondem mais aos clientes pelo Instagram

Pelas redes, o Instagram é o mais utilizado pelos viajantes de avião Divulgação/Emplifi

A plataforma Emplifi, do Customer Engagement, publicou dados sobre o rendimento em redes sociais de aéreas globais, analisando as opiniões e o volume de respostas no Facebook, Instagram e X (anteriormente Twitter) durante os períodos de 1 de janeiro a 31 de maio de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Os resultados revelam que os comentários para as companhias aéreas são mais positivos no Instagram, com mais da metade refletindo sentimentos favoráveis.

Em comparação, 34% dos comentários no Facebook e só 15% em X foram positivos. Ao analisar o histórico ao longo dos anos, observa-se que o sentimento no Instagram se manteve positivo durante os últimos quatro anos, aumentando quase quatro pontos percentuais no último ano.

As empresas também registraram as taxas mais altas de resposta no Instagram em comparação com o Facebook e outras plataformas. Desde 2022, os viajantes têm mais probabilidades de receber respostas a suas perguntas no Instagram (27%), em contraste com X (24%) e Facebook (20%).

Segundo uma pesquisa da associação Airlines for America, que apoia os operadores aéreos americanos, a metade dos adultos nos Estados Unidos tomaram voos em 2023, e mais de 70% dos pesquisados indicaram que estão realizando o mesmo número ou mais viagens de negócios do que antes da pandemia. A pesquisa também revelou que 71% dos viajantes se declararam satisfeitos com sua experiência geral de viagem de avião no ano passado.

Susan Ganeshan, Chief Marketing Officer do Emplifi, comentou: “As aéreas enfrentam uma grande pressão na internet, mas nossos dados mostram que o sentimento dos clientes no Instagram é majoritariamente positivo. No Facebook e X, o sentimento permaneceu neutro nos últimos cinco anos”.

Ganeshan destacou a importância de que as empresas escutem e respondam aos clientes, acompanhando de perto suas necessidades de atenção nas redes sociais. “Ao priorizar a atenção ao cliente nestes canais, não só se fomenta a fidelidade à marca, mas também contribui significativamente o aumento dos lucros”, disse.

Emplifi também revelou as dez marcas de companhas aéreas mais mencionadas no X. Nos Estados Unidos, Delta Air Lines, American Airlines e JetBlue foram as mais mencionadas entre janeiro e maio deste ano. A nível mundial, as marcas mais mencionadas foram British Airways, Qatar Airways e Delta Airlines, respectivamente.

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