Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Investimentos em infraestrutura e combustíveis sustentáveis na aviação são discutidos entre Brasil e Estados Unidos

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a embaixadora dos EUA, Elizabeth Frawley Bagley (Divulgação MPor Eduardo Oliveira)

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a embaixadora dos EUA, Elizabeth Frawley Bagley (Divulgação/MPor Eduardo Oliveira)

O Ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, recebeu a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, em uma audiência na última quarta-feira (26), para discutir oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura de transportes e na transição energética dos setores aeroviário e aquaviário.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao desenvolvimento das hidrovias brasileiras e da aviação internacional, visando ampliar parcerias para o transporte aéreo e o turismo entre Brasil e EUA. Os dois representantes também debateram o papel dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), destacando o interesse mútuo em expandir relações comerciais e projetos bilaterais.

Costa Filho destacou os esforços do Brasil na institucionalização da transição energética, apoiando o Projeto de Lei “Combustível do Futuro”, atualmente em tramitação no Senado Federal após aprovação na Câmara dos Deputados em maio de 2024. O projeto visa reduzir as emissões de CO2 na aviação entre 2027 e 2037, com uma meta de redução gradual começando em 1% e chegando a 10% até 2037.

A embaixadora Bagley enfatizou o interesse dos EUA em investir no setor de infraestrutura de transportes no Brasil, destacando o país como um mercado com potencial significativo em diversos setores. Ambos concordaram em agendar uma nova reunião entre equipes técnicas da Embaixada e do MPor para apresentação da carteira de investimentos atual da pasta.

“O Brasil está se posicionando como um dos principais exportadores de combustível verde para aviação, e os Estados Unidos têm potencial para ser um parceiro estratégico nesse objetivo”, destacou Costa e Filho, apontando a abundância de matéria-prima como a cana-de-açúcar no país. A iniciativa reflete os esforços de ambos os países em promover práticas sustentáveis e fortalecer as relações bilaterais no campo da infraestrutura e energia.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.