Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Governo aprova injeção de € 120 milhões na Tap

.

.


A assembleia-geral de terça-feira (8) vai validar a entrada de € 90 milhões na Tap, montante que será garantido pelos acionistas chineses da HNA. Os 30 milhões restantes serão oriundo do Estado, o que só acontecerá depois de concretizado o negócio com a Atlantic Gateway, que lhe assegurará 50% do capital da companhia aérea.

A injeção deste montante na companhia aérea necessitava da autorização do regulador da aviação civil, que a 19 de fevereiro impôs limitações à gestão da Tap durante três meses. De acodo com o órgão, existe indícios de desconformidade da estrutura de controle societário e financiamento da Tap face às regras europeias.

Este empréstimo está previsto ser em parte subscrito pela Azul, companhia detida por David Neeleman, tendo os chineses da HNA ficado autorizados a subscrever diretamente parte dessas obrigações convertíveis em ações.

Na última terça-feira (1), na apresentação das novas rotas da Tap para os EUA, Fernando Pinto disse que a companhia esperava que a ANAC aprovasse a entrada dos 120 milhões de euros. “É uma das etapas do investimento”, afirmou Fernando Pinto, frisando que “quem aprova hoje esse tipo de investimento é a ANAC”.

No âmbito das medidas cautelares impostas à gestão da Tap, a empresa e a ANAC criaram um grupo de trabalho entre as duas partes “com o objetivo de esclarecer a cada momento eventuais dúvidas, garantindo que o atual processo de privatização da Tap continuará a decorrer nos termos previsto”.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.