Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Crise econômica brasileira freia resultados da Copa Airlines

Pedro Heilbron, CEO da Copa

Pedro Heilbron, CEO da Copa


A Copa Airlines conseguiu se manter rentável em 2015. Ano mais desafiador que a companhia aérea enfrentou em décadas devido a economia em contração na América Latina, impulsionada pela fraqueza econômica do Brasil. O crescimento da capacidade da aérea desacelerou para 4,4% em 2015, após uma expansão de 9,5% em 2014 e 14,4% em 2013.

Recentemente, a Copa anunciou um declínio de dois dígitos nos rendimentos e receitas unitárias de passageiros em 2015. Seu lucro líquido caiu quase 49% ano-a-ano. Ao longo do ano passado e em 2016, a companhia aérea faz ajustes de capacidade e da frota para combater as realidades econômicas na região. Mas a empresa não possui uma visão otimista na sua previsão de receita da unidade de passageiros para 2016.

wfzYRCBUMakA8AAAAASUVORK5CYII= ​Crise econômica brasileira freia resultados da Copa Airlines

Brasil – Ao longo de 2015, a Copa trabalhou para atenuar a fraqueza econômica brasileira cortando a capacidade no país. As frequências da Cidade do Panamá para Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e São Paulo Guarulhos foram reduzidas. No início de 2016, a companhia cortou alguns serviço para Campinas Viracopos.

No início de 2016, os executivos da empresa afirmaram que a capacidade da Copa para o Brasil caíram 30% ano-a-ano. A gestão de companhias aéreas estimam que os rendimentos no Brasil foram negativos 5% ano-a-ano em 1Q16.

Mesmo com os cortes para o Brasil, o país continua a ser o quinto maior mercado internacional da Copa medido pela implantação do assentos no período de 29 de fevereiro a 6 de março.

nYHaALejcSsAAAAASUVORK5CYII= ​Crise econômica brasileira freia resultados da Copa Airlines

O CEO da Copa, Pedro Heilbron, afirmou que parte da capacidade do Brasil foi redirecionada para o novo serviço diário lançado para San Francisco no final de 2015. No entanto, a maior parte da capacidade de corte de rotas para o Brasil “não está voando agora “, concluiu. “Nós estamos abrindo frequências adicionais para outros mercados, nós fizemos um pouco disso. E nós acabam por ter aeronaves excedente adicional antes do final do ano.”

Novas Rotas – Durante o ano passdado, a Copa adicionou novo serviço a partir da Cidade do Panama para Puebla e Villahermosa, no México, Nova Orleans e San Francisco, nos EUA, e Belize. Heilbron disse ainda que Copa deve adicionar menos destinos neste ano do que em 2015. Ele anunciou recentemente também um novo serviço para Holguin, em Cuba, a partir de junh. A cidade é o terceiro destino da companhia em Cuba; que atualmente opera para Havana e Santa Clara.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.