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Agências e Operadoras / Aviação / Hotelaria

Retomada precisará de confiança do cliente e novos protocolos

Live foi realizada na tarde desta quarta-feira (06)

Live foi realizada na tarde desta quarta-feira (06)

A Abav Nacional realizou na tarde desta quarta-feira (6) uma live sobre as mudanças necessárias para a retomada das operações do setor, diante de medidas que, globalmente, têm sido planejadas para a flexibilização da quarentena, determinando novos padrões de segurança.

A discussão foi conduzida pela presidente da entidade, Magda Nassar, com a participação da conselheira de Ética, Conciliação e Arbitragem da entidade, Rita Vasconcelos, tendo como convidados Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, Renzo Rodrigues de Mello, diretor de Canais de Vendas da Gol, Orlando de Souza, presidente-executivo do Fohb,  Roberto Nedelciu Haro, presidente da Braztoa, Ronnie Corrêa, diretor da Abreutur e Carlos Prado, presidente da Abracorp.

Os participantes comentaram que, independente de quando as vendas e viagens retornem, será essencial a adoção de novos parâmetros e protocolos de higiene e fazer com que as pessoas realmente tenham confiança em viajar novamente. O primeiro a falar foi o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. Ele revelou que já estão sendo discutidos novas medidas não apenas com a Anac e com a Anvisa, mas também em âmbito internacional.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, revelou que as companhias estão se preparando para a retomada com novos padrões de segurança

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, revelou que as companhias estão se preparando para a retomada com novos padrões de segurança

“Já estamos há uma semana e meia em um debate coordenado pela Anac e pela Anvisa. Agora, temos que garantir que estes novos protocolos sejam rigorosamente iguais em todo o Brasil. Temos que garantir que o passageiro que embarque em uma cidade e faça uma conexão em outra, por exemplo, seja autorizado a desembarcar em outro país porque foi devidamente checado nos embarques”, destacou ele, lembrando que isso precisa estar alinhado ao conjunto de regras internacionais.

Sanovicz ressaltou, no entanto, que há uma série de regras e protocolos sendo discutidos e o que não significa que serão todos implantados imediatamente. Hoje, muitas companhias já tornaram o uso da máscara obrigatório, mas há outros procedimentos sendo estudados. “Estamos procurando criar uma forma para ter uma zona mais segura e civilizada, seja medindo a temperatura do passageiro antes do Raio X, colocando um tapete com produtos para desinfecção dos sapatos. Cada procedimento tem prós e contras, por isso estamos discutindo”, revelou.

Já dentro das aeronaves, o presidente da Abear afirmou que já existe o filtro Hepa no ar condicionado – que garante 99% do ar filtrado – mas existem outras medidas, como a reformulação do serviço de bordo, manuseamento de malas no pátio, entre outras.

Renzo Mello, da Gol, lembrou que a companhia já tornou o uso das máscaras como obrigatório, mas citou outras medidas que têm como objetivo diminuir os contatos pessoais. “Estamos implementando medidas não só nos voos, mas em toda jornada do cliente, desde a compra, no online, com o check in pelo aplicativo ou pelo site e estamos testando o self boarding”, disse. “Além disso, o processo de higienização das aeronaves, que já tinha padrões bem altos, foi reforçado. O mais importante agora é retomar a confiança do consumidor”, complementou.

Hotelaria

Orlando Souza, do Fohb, reiterou que a hotelaria vai no mesmo caminho e que o Governo do Estado de São Paulo já fez um grupo de trabalho para definir protocolos mínimos para a reabertura. “Temos que cuidar desde a chegada do hóspede, com check-in, o lobby com um espaçamento e mínimo entre as coisas até o próprio apartamento”, salientou. “Já há hotéis tirando coisas como papelaria dos quartos, por exemplo. Estão sendo estudados novos modelos para o frigobar e também a questão da arrumação”, adicionou.

Comunicar e vender

Por parte dos agentes de viagens Magda ressaltou a importância de que todos estes detalhes sejam compartilhados com as agências – que são responsáveis por 85% das vendas do Turismo uma vez que são eles que terão que explicar isso aos clientes. “Os detalhes são muito importantes. Temos que ter um entendimento muito claro disso tudo. Será nossa obrigação desmistificar isso e explicar que todos estes processos darão mais segurança”, acredita.

Para Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, comunicar o cliente destes novos protocolos será essencial

Para Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, comunicar o cliente destes novos protocolos será essencial

Rony Correa, da Abreutur, foi pelo mesmo caminho, lembrando que todos terão que se adaptar a estes novos tempos, por isso será necessário um trabalho conjunto para transmitir segurança aos clientes. Ele destacou ainda que agências e operadoras dependem dos fornecedores disponibilizarem os seus produtos. “Em um primeiro momento pode ser inviável operar determinado tipo de produto, até pela disponibilidade de voos. Porém, isso vai evoluir conforme formos avançando no combate à pandemia”, afirmou.

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