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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Quase metade das operadoras prevê superar vendas pré-pandemia em 2022; inter domina 3T22

percepção vendas

Percepção de vendas dos associados em 2022, na comparação com o último ano antes da pandemia (Reprodução)

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) acaba de divulgar os resultados operacionais e financeiros de suas associadas para o terceiro trimestre. O já tradicional Boletim Braztoa fez um balanço do que foi este ano de plena retomada e o que podemos esperar de 2023. Destaque, claro, para o faturamento das associadas. A maioria (51,5%) superou o volume de receita neste terceiro trimestre, em relação ao 3T21, e 42,4% acreditam que irão vender mais do que o pré-pandemia em 2022.

Em outras palavras, a maior parte das associadas Braztoa continua crescendo e superando os números ano a ano. Destaque para 18% das operadoras que conseguiram dobrar o faturamento no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A Braztoa destacou o aumento do preço das passagens aéreas e o crescimento em relação a uma base fraca de comparação, já que no 3T21 o momento ainda era de início de retomada, como fundamentais para este aumento expressivo.

A maioria (51,5%) superou o volume de receita neste terceiro trimestre, em relação ao 3T21, e 42,4% acreditam que irão vender mais do que o pré-pandemia em 2022

Com relação à media histórica, envolvendo os valores praticados em 2019, ainda há um gap considerável para os associados Braztoa. De acordo com os dados divulgados, apenas 36,4% das operadoras já chegaram ou ultrapassaram os valores de receita registrados antes da pandemia. Segundo a Braztoa, o terceiro trimestre de 2022 ficou marcado por uma certa estabilização, já que os números vinham crescendo, atingiram o pico e agora estão começando a se equilibrar.

faturamento

Faturamento das associadas Braztoa no 3T22 (Divulgação)

INTER VOLTA COM FORÇA – Neste período, 43% das vendas foram realizadas para viagens nacionais, enquanto 57% foram para viagens internacionais. Em relação aos embarques, 46% foram de embarques domésticos, enquanto 54% foram para voos internacionais durante o terceiro trimestre de 2022, o que mostra a forte retomada das viagens ao exterior. E neste caso, os terceiro e quatro trimestres de 2022 lideram os períodos de embarque para ambas as viagens.

NOVAS VENDAS SÃO A GRANDE MAIORIA – Dados da Braztoa revelaram ainda que 86,6% dos embarques nacionais e 82,1% corresponderam às novas vendas. Isto mostrou que a grande parte das viagens embarcadas neste período já são de novas vendas, ou seja, deixando para trás todo aquele processo de remarcação de viagens canceladas durante a pandemia.

MAIS VENDIDOS

Destinos internacionais mais vendidos no 3T22 (Reprodução)

DIVERSIDADE – Houve um grande equílibrio para as vendas de viagens neste terceiro trimestre. Cerca de 17,91% das vendas de viagens foram para as férias de julho; 11,18% foram para os feriados durante o ano; 6,12% para o período do Natal; 11,24% para o período do Réveillon; 11,82% para as férias de verão 2022/2023; e 24,27% para os demais dias do ano.

DESAFIOS – De acordo com a Braztoa, o custo do aéreo representa 93,8% dos desafios das operadoras associadas. A retomada da malha aérea, por sua vez, é um desafio para 78,1% das operadoras nas vendas neste terceiro trimestre de 2022. Já os custos de hospedagem respondem por 53,1% das dificuldades encontradas pelas associadas nesta retomada.

TENDÊNCIAS PARA 2023 – Fortalecimento das viagens internacionais; as viagens em famílias; os destinos exóticos; os clientes viajando mais vezes por ano; e a busca por novos destinos brasileiros foram as tendências apontadas pelo Boletim Braztoa junto aos seus associados para 2023.

DESTINOS NACIONAIS MAIS VENDIDOS
  • Salvador (1º LUGAR);
  • Recife, São Paulo e Maceió (2º LUGAR);
  • Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro e Gramado (3º LUGAR)
DESTINOS INTERNACIONAIS MAIS VENDIDOS
  • Orlando e Lisboa (1º LUGAR);
  • Paris e Nova York (2º LUGAR);
  • Miami, Buenos Aires e Barcelona (3º LUGAR).
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