Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Manchete

Brasil lidera rotas aéreas mais movimentadas da América Latina

brasil

Segundo estudo da ALTA, cinco dos dez trajetos mais voados na região do continente americano são brasileiros. Trecho Rio-São Paulo é o mais movimentado (Banco de imagens Unsplash/Patrick Tomasso)

Um estudo recente da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) revelou que metade das rotas aéreas domésticas mais movimentadas na América Latina estão localizadas no Brasil. O trecho mais popular é a ponte-aérea Rio de Janeiro – São Paulo, que registrou 556.952 passageiros somente em abril deste ano. De acordo com a entidade, o número total de passageiros aéreos na América Latina e Caribe (ALC) em abril de 2024 alcançou 38,8 milhões, representando um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior.

O mercado doméstico na região cresceu 5,1%, totalizando 20,5 milhões de passageiros, dos quais o Brasil se destacou com 7,2 milhões, um aumento de 4% em comparação com abril de 2023. Além da ponte-aérea Rio de Janeiro – São Paulo, outras rotas brasileiras também apresentaram crescimento significativo:

Porto Alegre – São Paulo registrou 347.272 passageiros, um aumento de 3%; Brasília – São Paulo teve crescimento de 11%; Belo Horizonte – São Paulo, 4%; Recife – São Paulo, 22%; Curitiba – São Paulo, 13%; e São Paulo – Salvador, 4% maior que no ano passado.

Incentivo do Mtur

O Ministério do Turismo (MTur) está incentivando viagens dentro do Brasil com o programa “Conheça o Brasil: Voando”, em parceria com o Ministério de Infraestrutura, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as principais companhias aéreas do país. O programa inclui a expansão de novos voos e rotas, a promoção de “stopover”, adesivação de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios durante os voos, promovendo os atrativos turísticos do país.

Outra iniciativa, o “Conheça o Brasil: Realiza”, oferece acesso a uma linha de crédito especial para correntistas do Banco do Brasil, voltada para aquisição de serviços turísticos. O Ministério também implementou o “Conheça o Brasil: Cívico”, incentivando estudantes, professores e pesquisadores a visitar destinos conectados à história brasileira, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades próximas.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.