Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Manchete / Política

MTur destaca mobilização e ajustes das IGRs em Blumenau

20240620 172524 scaled MTur destaca mobilização e ajustes das IGRs em Blumenau

Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo (Rafael Torres/M&E)

BLUMENAU – O secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo (MTur), Milton Zuanazzi, resumiu bem para uma plateia de pequenos e médios empreendedores, lideranças do trade e representantes de instâncias de governança regionais (IGRs) catarinenses, como o MTur pode contribuir no fomento sustentável e consolidação da atividade turística nacional: mobilização.

Zuanazzi explicou, durante o ciclo de encontros realizado em Blumenau, Santa Catarina, e na capital Florianópolis, “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo”, a questão das IGRs. O evento busca apontar as melhores estratégias e ações para desenvolver e impulsar o Turismo no estado.

“Santa Catarina tem um movimento de instâncias de governança já bastante forte, de alguns anos, mas, a exemplo de outras instâncias de regionalização do Turismo no país, está faltando um pequeno impulso, uma pequena ouvida. Quer dizer, um detalhe que às vezes, não está sendo percebido, captado”, argumenta o secretário.

Zuanazzi acredita que eventos como o Conexão têm essa finalidade de ajuste de propósitos, que, no fundo, são muito similares com os do MTur. “Na verdade, como o Marcelo Freixo também falou, viemos aqui para ouvir e para conhecer. Não temos a varinha mágica para adequar as IGFs à realidade que todos buscamos, pois é conjuntural, mas estamos todos, ministério, Embratur e Sebrae, mais as mesmas instâncias trabalhando para tanto”.

Por enquanto, assinala o secretário, o MTur tem realizado muitos encontros e reuniões, mas “o que ainda está nos faltando é um sistema que coordene isso tudo, pois o Brasil é muito grande, muito diverso e não temos tantos quadros assim para fazer uma coordenação individual. Somos de um ente que organiza isso que estou chamando de um sistema, um ecossistema de turismo regional no Brasil”.

E, o MTur, sem dúvida, tem essa chave para ajustar ações, procedimentos e chegar aos melhores resultados. “Vamos implantar esse sistema lá no Salão de Turismo, em agosto”, completou Zuanazzi.

O Salão do Turismo 2024 será realizado no Rio de Janeiro de 8 a 11 de agosto, no Rio Centro.

O M&E viaja com proteção GTA

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.