MARICÁ – Investimentos em formação e qualificação de mão de obra, uso das tecnologias e inovação na atividade turística e modernização foram temas abordados por Sávio Neves, ex-secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Trem do Corcovado, dentro do painel “Turismo segmentado – O produto certo para a Persona certa – Como falar e vender para o cliente atual”, no 6° Congresso Estadual Empresarial que começou terça-feira e se encerra nesta quarta-feira (26), em Maricá.
Sávio Neves destacou, e usou como meta a ser alcançada, o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, lançado em 2022 para chegar a um patamar de condições ideais tanto para o turista como o empresariado do trade se beneficiarem, em um prazo de 10 anos. “Temos uma régua ambiciosa para ser batida até 2023 compatível com o nosso trabalho, compromisso e potencialidade. Hoje estamos muito aquém por vários problemas, como a questão da segurança e, também estruturais, de acessibilidade e circulação, falta de transporte público. Temos esse desafio até 2032 para melhorar essa marca”.
Entre outros temas e uma linha do tempo sobre a evolução da gestão de Marketing em importantes e centenárias empresas de ponta – como a Coca-Cola, Restaurante Lamas e Trem do Corcovado – ao longo do tempo, Sávio também falou sobre questões mais atuais e pontuais para melhorar o nível do turismo no Rio de Janeiro capital e Interior.
“A questão do tratamento do serviço turístico oferecido ao cliente, qualidade no nosso segmento precisa ser e estar sempre aprimorado. Tudo nesse ramo de atividade é muito dinâmico, o que se faz necessário e fundamental que os protagonistas realizem, por exemplo, investimentos em formação de mão de obra qualificada, na evolução dos serviços e no uso da tecnologia a favor do serviço prestado. Tudo isso é muito importante para conseguir melhorar o nível do turismo no Brasil, no Rio de Janeiro”, salientou.
Sávio Neves destacou, e usou como meta a ser alcançada, o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, lançado em 2022 para chegar a um patamar de condições ideais tanto para o turista como o empresariado do trade se beneficiarem, em um prazo de 10 anos. “Temos uma régua ambiciosa para ser batida até 2023 compatível com o nosso trabalho, compromisso e potencialidade. Hoje estamos muito aquém por vários problemas, como a questão da segurança e, também estruturais, de acessibilidade e circulação, falta de transporte público. Temos esse desafio até 2032 para melhorar essa marca”.
Para o empresário, o Congresso foi muito importante, pois, segundo Sávio, “é sempre um momento de reflexão, de discussão, de debate, reunindo e juntando agentes do turismo e demais profissionais do trade”.