Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Rio de Janeiro implementa alerta para ondas de calor e pode cancelar eventos

rio de janeiro calor

(Divulgação/Abreu)

A partir desta segunda-feira (1), a Prefeitura do Rio de Janeiro começará a emitir alertas sobre a chegada de ondas de calor. Em casos de calor extremo, grandes eventos, como shows, poderão ser cancelados. Os avisos serão integrados aos estágios operacionais da cidade, que já orientam os cariocas e os serviços públicos em situações de chuva intensa e incidentes.

O novo sistema utilizará uma escala de 1 a 5, denominada “Níveis de Calor” (NCs), semelhante à adotada pelo Centro de Operações. A norma foi criada, entre outros fatores, após a morte de uma fã por hipotermia durante o show de Taylor Swift no Engenhão, em novembro de 2023. Os índices NCs consideram não apenas a temperatura, mas também a incidência de raios ultravioleta e a duração das altas temperaturas.

Os níveis NC1, NC2 e NC3 não exigem medidas especiais. No entanto, o NC4, que indica previsão de calor intenso por pelo menos três dias consecutivos, acionará avisos para que a população procure as “ilhas de resfriamento” — locais previamente identificados com refrigeração. O prefeito Eduardo Paes explicou que “quando percebermos um nível de calor muito alto, com previsão de permanência por pelo menos três dias consecutivos, isso começa a impactar a saúde”.

Protocolo de níveis de calor definidos pela Prefeitura do Rio (Reprodução Prefeitura do Rio)

Protocolo de níveis de calor definidos pela Prefeitura do Rio (Reprodução/ Prefeitura do Rio)

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a necessidade de ampliar pontos de hidratação para a população vulnerável, afirmando que o calor excessivo pode agravar certas doenças e situações críticas. Segundo Soranz, “a comunicação pode fazer toda a diferença”.

O nível NC5 prevê, além das medidas anteriores, a suspensão de atividades de risco ao ar livre, incluindo atividades esportivas e serviços de asfaltamento e limpeza urbana. Nesse estágio, o comitê emitirá boletins meteorológicos a cada seis horas e um boletim epidemiológico até 72 horas após o fim da onda de calor. O NC5 é caracterizado por temperaturas acima de 44°C durante pelo menos duas horas do dia, por três dias consecutivos.

As ondas de calor também poderão receber nomes, seguindo a nomenclatura internacional, utilizando os 200 nomes mais comuns do país e os 50 nomes mais comuns em inglês e espanhol. Os detalhes das medidas serão publicados em um decreto no Diário Oficial Municipal nesta segunda-feira.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.