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Destinos

Minas Gerais lidera turismo no Brasil e lança campanha Inverno em Minas

Leonidas de Oliveira Minas Gerais lidera turismo no Brasil e lança campanha Inverno em Minas

Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, destaca a competitividade de Minas Gerais no mercado nacional e internacional (Leo Bicalho/Secult-MG)

BELO HORIZONTE – Minas Gerais destacou-se como líder no crescimento do turismo no Brasil em 2023, atraindo mais de 31 milhões de visitantes e mantendo-se no topo da variação acumulada de abril de 2023 a abril de 2024. Esse crescimento é atribuído às políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado, que, nesta quinta-feira (27), lança a campanha Inverno em Minas com o apoio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Segundo o relatório mais recente do Observatório do Turismo de Minas Gerais, elaborado a partir de dados do IBGE, o volume de atividades turísticas no estado alcançou 12,5%, um impressionante 166% acima da média nacional de 4,7%.

A campanha Inverno em Minas visa posicionar o estado como um dos principais destinos turísticos do país durante a estação mais fria do ano, promovendo sua diversidade de atrativos e riquezas culturais. Cerca de 500 ações estão planejadas em aproximadamente 400 municípios até o fim do inverno, em 22 de setembro.

“Somos competitivos no mercado nacional e internacional neste período do ano. O Inverno em Minas significa mostrar para o Brasil e para o mundo a potência desse período no estado de Minas Gerais como um todo. De Monte Verde a Tiradentes, passando pela região da Mantiqueira e outras regiões, as cidades estão realmente preparadas para acolher quem quer vir a Minas Gerais. Abre-se um leque impressionante para que possamos continuar crescendo o dobro da média nacional”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Coincidindo com tradicionais festivais de inverno, a campanha oferece uma rica programação cultural e educativa, incluindo shows, exposições, oficinas, apresentações teatrais e sessões de cinema. O projeto também valoriza a Cozinha Mineira, com pratos típicos da estação, como caldos de milho e mandioca, quentão, pão de queijo e os renomados vinhos, azeites e cafés do estado. O queijo, símbolo da cultura mineira, também ganha destaque, especialmente com a proximidade do reconhecimento do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Mundial da Unesco.

Para promover a campanha, o governo convidou 40 jornalistas, contando com repórteres do M&E, e formadores de opinião para vivenciar os cinco roteiros turísticos do estado, que combinam belezas naturais, patrimônio histórico e a gastronomia local. A jornada de imersão começará com um jantar de boas-vindas em Belo Horizonte, seguido por visitas a regiões como o Circuito dos Vinhos, Circuito Sul de Minas e Circuito Serra da Canastra. A programação de julho e agosto incluirá diversas ações do projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, celebrando a rica tradição culinária do estado com eventos como o Prêmio Eduardo Frieiro e o Circuito Gastronômico da Pampulha.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.

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