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Conexão: Embratur destaca potencial turístico de SC e parcerias com o trade

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Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Rafael Torres/M&E)

FLORIANÓPOLIS – O encontro “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo” do Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo (MTur) chegou a Florianópolis (SC) nesta sexta-feira (21). O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou as potencialidades turísticas do Estado de Santa Catarina logo na abertura, e disposto a ouvir as demandas do trade e estabelecer parcerias para o desenvolvimento crescente catarinense.

O evento discute estratégias e ações para desenvolver e impulsar o Turismo no estado, segue o mesmo modelo de Blumenau, destacando, mais uma vez, entre outros temas abordados, o trabalho e futuro das instâncias de governança regionais (IGRs) de Santa Catarina e do país. Segundo o MTur está previsto ajustes para alcançar melhores funcionalidades e resultados já no Salão do Turismo 2024, em agosto, no Rio de Janeiro.

Marcelo Freixo, agradeceu a acolhida lembrando que a agenda em Santa Catarina, de encontros, de escuta e de pedagogia do governo federal são uma nova dinâmica que deve se estender a outros estados e regiões turísticas. “O governo federal não está vindo para falar e ir embora. Ontem passamos o dia ouvindo o trade, os empreendedores que fazem turismo, que têm feito isso, essa atividade de crescer aqui dentro de Santa Catarina. Hoje estamos aqui em Florianópolis mais uma vez para ouvir, para buscar parcerias”, esclareceu.

Freixo deixou claro que a eleição já passou. Agora, o trabalho e atuação da Embratur é olhar para as pessoas e as necessidades de cada estado. “Santa Catarina tem um potencial enorme em relação ao turismo internacional, que é o que cabe à Embratur”, disse o presidente da Empresa, explicando que nos cinco primeiros meses de 2024, de janeiro a maio, Santa Catarina recebeu 306 mil turistas internacionais, o que representa um número superior a todo ano de 2023, com 288 mil turistas internacionais.

“Santa Catarina tem um potencial enorme para o turismo internacional, os voos têm aumentado, o aeroporto de Florianópolis é um dos melhores do Brasil e isso é decisivo. Abre-se uma janela nova em Santa Catarina, que é o voo direto da TAP ligando Lisboa a Florianópolis. Isso significa que a Embratur pode e deve, junto com os empreendedores daqui, junto com o Sebrae, junto com o Ministério do Turismo, fazer toda uma campanha, toda uma promoção de Santa Catarina no mercado europeu, porque sem voo o turista não chega, e com o voo podemos ter todo um trabalho de promoção”, explicou.

Freixo fez um paralelo entre o Brasil e Santa Catarina. O Brasil não é só sol e praia. Santa Catarina também não é só sol e praia, observou. “Apesar de ter sol e praias extraordinárias, também tem cultura, natureza, gastronomia. E essa diversidade que existe no estado, e vimos nas apresentações das regiões, vocês têm uma cultura regional muito forte que é muito importante apresentar essa diversidade ao mundo”, lembrou.

Marcelo Freixo, entre outras ferramentas e produtos de inovação, convidou Santa Catarina a estar presente no estande da Embratur, em setembro, na FIT de Buenos Aires e outras feiras internacionais de turismo, como a BTL de Lisboa 2025. “Esse é um produto pronto e dos primeiros resultados deste evento e que desde já ofereço ao estado, inclusive aproveitando o voo da TAP Florianópolis-Lisboa”, disse o presidente da Embratur.

Outras ferramentas colocadas à disposição do estado, o Banco de Inteligência de Dados da Embratur e o EmbraturLAB. Freixo também anunciou para agosto a Presstrip com jornalistas argentinos e chilenos em Santa Catarina, para depois seguirem ao Salão de Turismo no Rio de Janeiro. E, finalizando a troca e parcerias com o estado neste evento Conexão, Freixo convidou Santa Catarina a participar da Vitrine Visit Brasil, através da qual destinos brasileiros ocupam espaços e galerias de arte no exterior, Europa, EUA, para a promoção de destinos.

Turismo como produto – A parceria da Embratur com o Sebrae é muito decisiva porque os micros, pequenos e médios empreendedores representam 95% do mundo do turismo. Isso é geração de emprego e renda a partir da transformação de destinos turísticos em produtos. “Só no ano de 2023, o turismo gerou no Brasil 125 mil empregos formais. “Poucas atividades geram tanto emprego em numa cadeia tão democrática, que vai do dono do hotel, à manicure de um evento, ao vendedor ambulante, ao comerciante, gerando renda, muito emprego direto e indireto”.

*O M&E viaja com proteção GTA

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