Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Capital da Uva, Areal já é o mais novo e promissor destino turístico do Estado do Rio

Prefeito de Areal Jose Augusto Bernades 1 scaled Capital da Uva, Areal já é o mais novo e promissor destino turístico do Estado do Rio

Prefeito de Areal, José Augusto Bernades Foto: Rafael Torres/M&E

MARICÁ – Em quatro anos, Areal – a Capital da Uva, município localizado no Centro-Sul Fluminense, despertou para o Turismo e surpreendeu muitos convidados e participantes do 6° Congresso Estadual Empresarial realizado em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro. Mas, para o prefeito José Augusto Bernardes, o Gutinho, o Turismo no destino é uma vocação que sempre esteve latente, sempre teve um forte potencial, mas nunca foi muito trabalhado ou organizado.

Para Gutinho, Areal é um motivo de orgulho, uma honra comandar essa cidade de apenas 12 mil habitantes, mas com um potencial inigualável em enoturismo, associado com gastronomia, casarões centenários, muita história e belezas naturais. “Neste quarto ano de mandato, Areal já está sendo reconhecida como uma cidade turística, como um destino turístico e bons empreendimentos que qualificaram o lugar, o território e as pessoas”, assinalou.

Mas, antes de tudo, observa Gutinho, “nosso sucesso tem uma representação muito importante para o Estado nessa pauta tão importante da indústria turística para o Rio de Janeiro, e que pode ser ainda melhor.”

Gutinho não tem dúvidas dos resultados que devem ser colhidos ao final do Congresso. “Tenho certeza de que a discussão séria e consciente do Turismo, como está acontecendo hoje aqui, é a saída para o Rio, pois esse é o caminho para o nosso Estado. E, parece que a Areal está se tornando, vamos dizer assim, o síndico. Um novo destino, que não era tão conhecido pelo pessoal, mas a partir de agora sim, não só para o Rio, mas para o Brasil também”.

Areal e região contam atualmente com 14 vinícolas com cepas vindas da Europa perfeitamente adaptadas ao clima e terra das montanhas fluminenses, fazendas centenárias da época do café que, da mesma forma se redescobrem e abrem para o turismo, e as vilas internacionais, verdadeiras joias do turismo de Areal.

“Começamos com a mais famosa, a Vila Italiana, uma cópia mais que perfeita das pequenas vilas da Toscana, e agora logo teremos a Vila Francesa, que já apresentamos ao Conselho da França na cidade do Rio de Janeiro. O projeto desta segunda se somará a terceira vila portuguesa”, explicou.

“De Capital da Uva, certamente também seremos a Cidade das Nações, pois também deveremos ter por aqui uma representação espanhola e argentina. Além de ter um grande número de vinícolas, teremos também vilas de países por toda a cidade. Definitivamente, vamos dizer assim, Areal redescobriu a sua vocação. Tudo a partir de uma série de boas iniciativas de empresários junto com incentivos do poder público. Talvez, como regentes dessa orquestra, tenhamos feito essa sinfonia maravilhosa que hoje se transformou Areal”, finalizou Gutinho.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.