Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Estados Unidos registram segundo maior mês histórico em emissão de vistos para brasileiros; mais de 118 mil

estados unidos eua san francisco

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2024, os brasileiros receberam 413.519 vistos, marcando um crescimento de 19,2% em comparação ao mesmo período de 2023 (Ana Azevedo/M&E)

Em abril de 2024, os Estados Unidos emitiram 118.332 vistos para brasileiros, o segundo maior valor mensal registrado, ficando apenas abaixo do recorde estabelecido em agosto do ano anterior, quando mais de 125 mil vistos foram concedidos. Isso representa um aumento de 6,8% em relação a março do mesmo ano.

Os dados são de um levantamento da Viva América, especializada em serviços imigratórios para os EUA, que monitora o sistema de vistos americano através do Departamento de Estado. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2024, os brasileiros receberam 413.519 vistos, marcando um crescimento de 19,2% em comparação ao mesmo período de 2023.

“A procura pelos vistos continua muito aquecida entre os brasileiros e isso serve como um indicador para o que a indústria de turismo pode esperar no que tange a viagens internacionais para os Estados Unidos”, analisa Rodrigo Costa, CEO da Viva América. Ele destacou que medidas adotadas pela Embaixada dos EUA desde o final de 2022 têm facilitado o processo, reduzindo significativamente os tempos de espera para agendamento de vistos.

Em relação aos tipos de vistos mais emitidos em abril, o visto de negócios e turismo (B1/B2) liderou com 113.641 autorizações, seguido pelos vistos de intercâmbio (J-1) com 857 emissões e de estudante (F-1) com 524. Costa prevê um aumento na emissão desses vistos nos próximos meses, especialmente devido ao início do ano letivo nos EUA.

Quanto aos vistos permanentes, o EB-2 se destacou como o mais emitido, sendo uma escolha popular para brasileiros com formação superior que buscam oportunidades de carreira nos Estados Unidos. Em termos de distribuição por postos diplomáticos, o Consulado de São Paulo foi o segundo no mundo que mais emitiu vistos em abril, totalizando 56.295 autorizações, enquanto o Consulado de Monterrey, no México, liderou a lista com 65 mil vistos.

A demanda por vistos foi afetada temporariamente pelo fechamento do consulado de Porto Alegre devido às chuvas no Rio Grande do Sul, resultando em um aumento temporário nos tempos de espera para agendamento. Atualmente, a média de espera para agendar um visto americano é de 101,5 dias em junho.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.