Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

MTur participa do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco, no Rio Grande do Norte

(Divulgacão/Mtur Mazilton Galvão e Humberto Sales)

(Divulgacão/Mtur Mazilton Galvão e Humberto Sales)

O Ministério do Turismo (MTur) marcou presença no 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, realizado nos dias 25 e 26 de junho em Currais Novos (RN). O evento, que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra e representantes dos 12 Geoparques da Língua Portuguesa, incluindo Brasil e Portugal, focou no Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Bárbara Blaudt, diretora de Planejamento e Inteligência, Inovação e Competitividade do MTur, destacou o papel do ministério no apoio às candidaturas brasileiras aos Geoparques da Unesco. Desde 2022, o Brasil viu o número de Geoparques reconhecidos pela Unesco aumentar de um para seis, refletindo esforços significativos de desenvolvimento e promoção turística.

“Até 2022, o Brasil só tinha um Geoparque selecionado pela Unesco. De lá para cá, a nossa atuação junto aos candidatos contribuiu para mais cinco novas chancelas no país. Para isso, estamos desenvolvendo trabalhos junto a esses locais, assim como materiais para ajudar nessas candidaturas, bem como na estruturação de produtos turísticos e tudo que é preciso para termos esse reconhecimento da Unesco no Brasil”, afirmou.

O segundo dia do fórum incluiu a mesa redonda “Políticas Públicas e Promoção Turística de Geoparques para incremento do fluxo turístico”, onde Ronald Neri, coordenador de Desenvolvimento e Apoio à Comercialização de Produtos e Experiências do MTur, enfatizou o potencial estratégico dos Geoparques para o geoturismo no Brasil.

“Os Geoparques representam um produto estratégico para nós e o MTur está comprometido com o crescimento do geoturismo no Brasil e a valorização de nosso geopatrimônio”, complementa Neri.

Além das discussões, o evento prevê uma visita técnica do MTur aos Geossítios locais no dia 27 de junho, fortalecendo a integração entre conservação do patrimônio geológico, turismo sustentável e desenvolvimento econômico local. Os Geoparques Mundiais da Unesco são reconhecidos por sua gestão holística que combina conservação e desenvolvimento sustentável, envolvendo ativamente as comunidades locais.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.