A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) organizou o G-Summit na última segunda-feira (24). O evento, direcionado a gestores e compradores de viagens, ocorreu no Hotel Intercontinental São Paulo, reunindo cerca de 50 participantes.
O treinamento abordou boas práticas de governança corporativa, ética e transparência nas relações comerciais. Os facilitadores foram Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev; Andrea Matos, gerente educacional da associação; e Fernando Vasconcellos, CEO da Kontik. As sessões foram divididas em três etapas: concorrência, precificação e resultados.
“Nosso propósito é capacitar gerentes e compradores de viagens para contratar e fazer gestão de fornecedores seguindo os preceitos de ética e transparência nas relações comerciais. Queremos buscar discussões convergentes com foco em soluções para todo segmento. Nosso objetivo também é unir temas multissetoriais conectando pessoas e trazendo nossas experiências para as mesas”, comentou Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.
A primeira dinâmica, chamada “Obra de arte”, focou na comunicação em grupo. Em seguida, foram abordados os requisitos de escopo e edital, essenciais em processos de Request for Proposal (RFP), destacando a importância das qualificações técnica e comercial dos fornecedores.
Na sequência, os participantes realizaram exercícios de precificação com base em escopos de negociações, refletindo sobre modelos de atendimento. Fernando Vasconcellos discutiu a precificação sustentável, enquanto Luana Nogueira destacou a relevância do ESG (Environmental, Social, and Governance) nas viagens corporativas.
A análise de propostas incluiu temas como planejamento de demandas, seleção de fornecedores e gestão de relacionamento. O evento também apresentou o Business Conduct Guidelines, focando na contratação estratégica de fornecedores com boas práticas de governança e sustentabilidade.
No último bloco, Andrea Matos explicou a gestão eficaz de programas de viagens, utilizando a metodologia Objectives and Key Results (OKR) para alinhar objetivos e resultados. A pesquisa de satisfação do evento obteve nota média de 9,95 dos participantes.
Vale apontar, que os participantes do G-Summit tiveram acesso a documentos exclusivos pelo aplicativo da Alagev e puderam emitir certificados de participação. A plataforma Alagev Educa oferece cursos on-line com descontos para associados e membros das comunidades.