O Turismo de Portugal foi um dos três selecionados para concorrer na categoria “Informação de Gestão”; da 8ª edição do Prêmio Boas Práticas no Setor Público; pelo seu sistema de monitorização online do desempenho financeiro. A aplicação eletrônica promete o acesso fácil; rápido e em tempo real à informação financeira do Instituto.
O projeto possibilita a análise da execução orçamental do Instituto; ao comparar a evolução das receitas e das despesas com os valores do orçamento e com o exercício anterior. É possível ainda obter indicadores de performance das atividades por área; como o número de faturas recebidas ou prazos médios para pagamentos; conferência e aprovação de documentos.
É a terceira vez que as ferramentas do Instituto são reconhecidas pelo Prêmio. Na segunda edição o Turismo de Portugal venceu na categoria “Atendimento a Clientes”; com o projeto “Atendimento aos Investidores em Turismo – um Sistema Interativo”. No ano passado o sistema integrado de contabilidade e controle de gestão do Instituto – SICGest – foi nomeado para a categoria “Melhoria de Processos”.
O Prêmio Boas Práticas do Setor Público foi lançado em 2002 e é uma iniciativa da Deloitte; desenvolvida em colaboração com o Diário Económico; o Instituto Nacional da Administração Pública (INA) e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).