Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Gramado ganha esse ano Museu do Festival de Cinema

Conforme antecipou em novembro passado, Gramado ganha esse ano um Museu do Cinema. O Palácio dos Festivais foi palco nesta sexta-feira, 11 de março, da cerimônia de assinatura do Contrato de Concessão para implantação do Museu do Festival de Cinema de Gramado. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Nestor Tissot, a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk e representantes do Grupo Gramado Parks. Holding voltada para a construção e administração de parques temáticos e resorts, a Gramado Parks é responsável pelo Parque Snowland, o Gramado Termas (parque termal) e o Gramado Termas Resort. Uma empresa do Grupo Gramado Parks foi a vencedora da licitação e assumiu a gestão do empreendimento. A concessão é feita por 5 anos e renovável por mais cinco anos.

A primeira edição do Festival de Cinema de Gramado aconteceu em 1973 e 2016 marca sua 44ª edição.  Para a Secretária de Turismo, Rosa Helena: “É a realização de um sonho. É um projeto inédito no Rio Grande do Sul e que vai contar não só a história do cinema brasileiro, mas principalmente este grande evento que colocou Gramado na mídia do Brasil e do Exterior”. Rosa Helena destacou que o museu será implantado sem a utilização de leis de incentivo à cultura. “Nós partimos para um projeto de lei e abrimos uma licitação. A empresa arcará com os recursos financeiros para implantar o projeto, tendo uma carência de 12 meses para o pagamento do aluguel”. A Secretária de Turismo lembrou ainda que a arrecadação será investida 80% no Fundo Municipal de Turismo e 20% no Fundo Municipal de Cultura.

O prefeito de Gramado Nestor Tissot classificou de “histórico” o ato de assinatura do contrato de concessão do Museu do Festival de Cinema.  “Este momento resgata uma história construída a muitas mãos e com muitas dificuldades. Muitas pessoas não entendem por que Gramado se diferencia tanto, mas é o seu povo guerreiro que faz a diferença”. Nestor destacou a importância do Ministério Público para que se chegasse até o momento da assinatura do contrato de concessão, citando ainda a participação dos empreendedores do prédio e da Mitra Diocesana, dona do terreno. “O museu será um marco para o turismo e a cultura de Gramado”, finalizou.

O Museu do Festival de Gramado será implantado em seis meses em uma privilegiada área de 584m², ao lado do Palácio dos Festivais e da Igreja São Pedro, com vista panorâmica para o centro da cidade.  Segundo o diretor da Gramado Parks, Mauro da Silva, destacou a importância do trabalho da secretária Rosa Helena, do promotor Max Guazzelli, do patrono do Festival de Cinema, Horst Volk e do prefeito Nestor Tissot na construção do museu. Afirmou que o museu será uma nova atração para a cidade, já que atualmente os turistas limitam-se a tirar fotos em frente ao Palácio dos Festivais. “Com o museu, os visitantes poderão conhecer melhor a história de 43 anos do festival e de como ele projetou Gramado nacional e internacionalmente”.

Receba nossas newsletters