Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

“Zika não ameaça Jogos Olímpicos”, diz artigo da revista The Economist

O vírus zika não será uma ameaça aos Jogos do Rio. É assim que a “The Economist”, tradicional publicação inglesa, inicia um artigo publicado nesta sexta-feira. A revista, que classifica o Rio de Janeiro de “oásis em meio ao deserto político e econômico do Brasil”, ainda faz elogios aos esforços da cidade para receber as Olimpíadas de 2016.

Embora aponte que há um “problema cultural” no controle a focos do mosquito Aedes aegypti, a revista ressalta que o poder público tem feito esforços para impedir a procriação do transmissor de dengue, zika e chicungunha. A “The Economist” lembra ainda a garantia dada pelo prefeito Eduardo Paes de que o período dos Jogos não favorece o mosquito, por tradicionalmente ter menor incidência de chuvas.

Os elogios da “The Economist” se estendem às promessas de legado olímpico. A revista cita a preocupação com a poluição da Baía de Guanabara e a possibilidade de que a Linha 4 do Metrô não chegue à Barra da Tijuca a tempo das Olimpíadas. No entanto, diante de outras projetos já entregues, como a revitalização da Zona Portuária, a publicação afirma que “se renovação urbana fosse um esporte, (o Rio) ganharia medalha de ouro”.

O otimismo da “The Economist” em relação ao Rio contrasta com as críticas que a publicação vem fazendo em relação à conjuntura política e econômica do Brasil. No artigo desta sexta, a revista lembra da queda no preço do petróleo, que atingiu as finanças do governo estadual, e a crise de popularidade no governo Dilma Rousseff, especialmente devido aos escândalos denunciados na Operação Lava-Jato.​

Receba nossas newsletters