Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Cancún prevê crescimento de 5% em número de brasileiros

Museu da Tequila, em Cancún

Museu da Tequila, em Cancún


Cancún é o segundo destino mais visitado por brasileiros no México. De acordo com o Conselho de Promoção Turística (CPTM) o destino recebeu mais de 300 mil turistas brasileiros em 2014, destes 50% visitaram a Cidade do México, 40% em Cancún e apenas 10% conheceram outros destinos.

De acordo com Cristina Rosado, gerente de Relações Públicas para o México, América Latina e Ásia do Convention & Visitor Bureau de Cancún (Cancún CVB), o Brasil é o quinto maior emissor de turistas para o destino. “O brasileiro costuma vir a Cancún em busca de praias e compras”, pontua a gerente. Segundo Cristina, mesmo com a alta do dólar e a instabilidade econômica no Brasil, o número de brasileiros no destino – e no México como um todo – continua crescente. “Temos recebido uma média anual de aproximadamente 80 mil brasileiros, com um crescimento de 5% ao ano. Para 2016 esperamos manter esse aumento constante”, enfatiza Rosado.

A gerente de RP ainda complementa que os brasileiros é um turista importante pelo gasto diário no local. “Os visitantes brasileiros costumam ficar cinco dias em Cancún. Com um gasto estimado em mil dólares por viagem. E muito turistas, além das compras, ainda costumam fazer passeios pela região”, destaca. Rosado esclareceu que muitos adquirem os pacotes diretamente com agências mexicanas ou nos hotéis.

Gabriel Lopes, assistente de promoção do CPTM, lembra que esta é uma oportunidade para os agentes brasileiros incrementarem as vendas. “Muitos profissionais de turismo no Brasil, quando realizam a venda, só incluem o aéreo e o hotel; às vezes o transfer. Quando o turista chega em Cancún ou na Riviera Maya, ele descobre várias atividades interessantes para fazer e compra os pacotes no México. É possível que ele saia do Brasil já com esses pacotes comprados. Queremos que os agentes apresentem os destinos mexicanos de forma mais completa e assim, tenham vendas maiores”, detalha.

Outra questão que certas vezes embarreira a ida de turistas para as cidades mexicanas é a presença do sargaço (acúmulo de algas) nas praias. Segundo Lopes, muitos deixam de conhecer o destino por acreditar que as praias estão sujas, quando na verdade o sargaço é um fenômeno natural comum durante a primavera e o verão.

Samantha Chuva, de Cancún

Receba nossas newsletters