Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Assembleia da ABIH discute fortalecimento da hotelaria nacional

Bruno Omori (ABIH-SP), Nérleo Souza (presidente interino da ABIH Nacional), Patricia Coutinho (ABIH-MG) e Dilson Fonseca da Rede Catussaba

Bruno Omori (ABIH-SP), Nérleo Souza (presidente interino da ABIH Nacional), Patricia Coutinho (ABIH-MG) e Dilson Fonseca da Rede Catussaba


Somar esforços para fortalecer a hotelaria no país foi o principal assunto discutido na reunião da Assembleia Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH), realizada na última sexta-feira, dia 2. O evento, em Belo Horizonte, contou com a participação e representação de 18 presidentes estaduais.

Patrícia Coutinho, a anfitriã, destacou o novo posicionamento da ABIH-MG frente ao cenário nacional. “O turismo nacional precisa ser reconhecido como um ator no desenvolvimento da economia nacional e não deve ser valorizado apenas diante da alta do dólar ou da crise econômica. Com a participação de todos os estados aqui representados queremos agregar valor ao desenvolvimento da hotelaria brasileira e, paralelamente, contribuir cada vez mais na geração de emprego e renda, dando uma melhor qualidade na prestação dos serviços oferecidos ao turista.”

Patrícia ainda falou sobre a aprovação do projeto de lei que prevê a dispensa de visto de turismo para estrangeiros que ingressarem no Brasil até setembro de 2016. “Essa é uma vitória para o setor. A isenção de vistos pelo período de 90 dias durante as Olimpíadas pode ser considerada um primeiro passo para isenção permanente de vistos para alguns países, o que poderá contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do turismo no Brasil, ultrapassando a marca dos 6 milhões de turistas estrangeiros anuais”, disse.

Debates – Alguns dos assuntos abordados na assembleia foram a legalização, regulamentação e liberação dos jogos no Brasil e a implantação de hotéis-cassino. “Essa é uma das alternativas para dar uma forte injeção de recursos no país. Inúmeros empregos seriam gerados, investimentos viriam em massa dinamizando os setores de construção, hotelaria, música, entre outros”, explicou o presidente interino da ABIH Nacional, Nérleo Souza.

Outro assunto discutido foi a necessidade de avançar na participação do desenvolvimento de projetos de leis que envolvam o Turismo em âmbito municipal, estadual e federal. Um exemplo, citado pelo advogado e membro da assessoria jurídica da ABIH-RJ, Paulo Henrique Bergqvist, foi a retomada da discussão do projeto de lei 3.364 de 2012, que prevê a isenção da cobrança de direitos autorais por parte do Escritório de Arrecadação e Distribuição (Ecad), pela disponibilização de aparelhos de rádio e televisão nos apartamentos dos hotéis.

Já o fortalecimento do ecoturismo foi levantado por Bruno Omori, presidente da ABIH-SP. “A preocupação com o meio ambiente não se constitui mais em um interesse especial de poucos, vem se tornando cada vez mais em um interesse de muitos. Somos um país rico não apenas pela nossa gente, nossa cultura, nossas artes, nosso folclore ou nossa história, como também pelo privilégio de nossas belezas naturais. Tudo isso nos credencia, hoje, como o país de grande potencialidade turística.”

Votação – O presidente interino da ABIH Nacional, Nérleo Souza, destacou que vai até esta sexta-feira, dia 9, o prazo para a apresentação da candidatura. “Nossa eleição será realizada no dia 13 de novembro, em Brasília, e qualquer informação diferente do exposto não procede. Queremos e vamos nos unir cada vez mais para o fortalecimento da ABIH que, em 2016, irá completar 70 anos de existência e de luta em prol da hotelaria nacional”, disse. Leia mais aqui.

Receba nossas newsletters