Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur apoia projetos que desenvolvam turismo no Tocantins

Desenvolver ações que reforcem a infraestrutura turística de Tocantins e ampliem a chegada de visitantes. Este foi o assunto de uma reunião nesta quinta-feira (3), em Brasília, entre o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o governador do estado, Marcelo Miranda, e o secretário nacional de Políticas de Turismo, Júnior Coimbra.

O governador solicitou apoio à divulgação de atrativos locais, como praias de água doce e a reserva ambiental do Cantão, além da garantia de recursos à pavimentação da rodovia TO-030. A estrada liga os municípios de Novo Acordo, Mateiros e São Félix e dá acesso ao Parque Estadual do Jalapão, um dos pontos mais procurados por viajantes no estado.

O ministro afirmou que dará atenção especial aos projetos e ressaltou que o momento econômico é ideal para investir no turismo. “O turismo gera impacto direto em 52 atividades. Beneficia desde o garçom e a camareira até o grande empresário dono de hotel, e deve fazer parte da agenda econômica prioritária do país”, disse.

Marcelo Miranda elogiou o empenho de Alves e Coimbra e apontou a necessidade de preparar o segmento turístico do Tocantins à recepção de viajantes. Ele lembrou que, entre 23 de setembro e 1º de novembro, a capital Palmas sediará a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas, quando visitantes do Brasil e do exterior estarão na região.

“É importante frisar o apoio do ministro e do secretário Júnior a ações que venham ao encontro de projetos nessa área. Temos que preparar nossa infraestrutura de turismo, porque temos condições de levar vários turistas ao estado e recebê-los bem”, disse o governador.
Júnior Coimbra afirmou que o Ministério avalia a situação da TO-030 e adiantou que a pasta negocia um convênio junto ao estado para a elaboração de uma cartilha com os principais pontos turísticos do Tocantins.

“Além do Jalapão, temos o rio Araguaia, com praias sazonais; temos o turismo cultural em Natividade e Arraias; a capital Palmas, que é uma bela programação, com seu conjunto arquitetônico moderno, e o lago da Usina de Lajeado e suas embarcações náuticas. Tudo isso são atrativos que o Tocantins está pronto para oferecer para o Brasil e para o mundo”, disse Coimbra.

Jane Barreto

Receba nossas newsletters