Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Confiança dos empresários caiu em agosto, aponta SPC Brasil

Houve um melhora na avaliação das expectativas dos MPE em relação aos seus negócios para os próximos seis meses (56,30 pontos). Foto: EBC

Houve um melhora na avaliação das expectativas dos MPE em relação aos seus negócios para os próximos seis meses (56,30 pontos). Foto: EBC


A Confiança do pequeno e médio empresário registrou 36,70 pontos em agosto, segundo o Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário (ICMPE) de varejo e de serviços, medido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado ficou abaixo do nível neutro de 50 pontos.

Segundo as entidades, isso representa um pessimismo ainda maior com o futuro próximo da economia e dos negócios. Em julho o índice ficou em 37,06 pontos. 71,1% dos empresários acreditam que seus negócios pioraram nos últimos 6 meses, segundo o Indicador de Condições Gerais. Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a situação da economia em recessão diminui cada vez mais a confiança dos micro e pequenos empresários.

“O PIB recuou 1,9% no segundo trimestre de 2015, levando o Brasil a entrar em recessão técnica. Tanto o recuo dos investimentos e do consumo das famílias contribuíram para a queda, e isso leva os empresários a terem resultados negativos imediatos em seus negócios em relação aos últimos meses”, explica o presidente. “Porém, o indicador mostra que, quando em relação às expectativas para o futuro de sua empresa, os MPEs são mais positivos e acham que a situação irá melhorar.”

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters