Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

ABIH-RJ registra 62% de taxa de ocupação média no mês de maio

O bairro mais procurado foi Copacabana, concentrando 66% das hospedagens (Foto: RioTur)

O bairro mais procurado foi Copacabana, concentrando 66% das hospedagens (Foto: RioTur)


A hotelaria carioca sente os efeitos da crise econômica. De acordo com pesquisa mensal da Associação Brasileira de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), em maio a taxa de ocupação fechou em 62%, indicando uma retração em comparação ao mesmo período de 2014 (71%). Vale ressaltar que desde dezembro de 2014, a taxa de ocupação vem se mantendo em torno de 65% de ocupação.

Estima-se que 796 mil visitantes tenham se instalado nas unidades de hospedagem da cidade. Destes, 511,3 mil seriam originários de diversas regiões do Brasil, e o correspondente a 284,7 mil seriam provenientes do exterior. Em relação ao número total de hóspedes recebidos em maio de 2014, estima-se uma retração de 16%. O bairro mais procurado foi Copacabana, concentrando 66% das hospedagens. Os hotéis três estrelas ganharam destaque, registrando a melhor ocupação das categorias, com 71%.

Os turistas nacionais foram responsáveis por 64% das diárias vendidas no período. As principais cidades de origem continuam sendo as pertencentes ao estado de São Paulo: 32% (25% da capital e 7% do interior). No mesmo período do ano passado, este percentual situou-se em 34%.

Já entre os visitantes estrangeiros, que representaram 36% dos room nights vendidos no período, verificou-se a predominância de europeus (12%). Em uma análise por país de origem, os americanos foram os que mais se destacaram (7%), seguidos pelos argentinos (3%).

Em relação à motivação da visita à cidade, as viagens de negócios ou trabalho foram os principais motivos de estada no Rio de Janeiro, representando 40%, contra 52% no mesmo período registrado no ano anterior. Em seguida, estão os 36% que vieram a lazer, acima dos 30% representados no ano passado.  ​

Receba nossas newsletters