Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Aviesp orienta agências sobre o caso da Nascimento

Marcelo Matera presidente da Aviesp

Marcelo Matera presidente da Aviesp


A Aviesp acaba de enviar ao trade um comunicado com orientações às agências de viagens sobre como proceder com passageiros que tinham pacotes da Nascimento Turismo. A operadora anunciou nesta quarta-feira (20) que entrou em recuperação judicial.

Veja abaixo o comunicado:

“A AVIESP, uma vez mais, se apresenta em assistência junto ao seus associados, considerada a notícia da Operadora Nascimento Turismo de que solicitou recuperação judicial (antiga concordata) para a tentativa de administrar e saldar dívidas junto a credores, estando inclusive paralisada a partir hoje 21.05, para tentar gerir e organizar toda a situação.

Desta vez, a Operadora de boa fé se apresentou antecipadamente informando o mercado do real quadro da empresa, sendo que em tais termos as agências de turismo devem:

– em primeiro momento contatar os fornecedores envolvidos para a avaliação e resposta sobre se os mesmos estão quitados (aéreo – hotel – outros serviços), pois esse mapa inicial é necessário para a agência ter ciência da real situação de seus paxs;

– a partir de tal ‘mapeamento’ que deve ser realizado diretamente pela agência, em havendo situação de fornecedores não quitados, é necessário avaliar quando essa viagem vai ocorrer, para também se gerir o prazo e solução imediata para o caso, pois se de um lado a agência tem o ‘problema para resolver com a Operadora’, de outro lado ‘ela tem que blindar sua situação com seu cliente’, isso exatamente para não gerar mais problemas dos que os já existentes;

– nos casos de serviços não pagos é importante entender com a Operadora se os pagamentos parcelados foram efetivamente suspensos, tanto os vias cartão de crédito quanto os via cheques (estes últimos precisa-se ter a certeza se foram ou não repassados a financeiras ou outros para não colocar os clientes/paxs em riscos de possíveis protestos). Essas medidas que devem ocorrer tão logo o mapeamento acima citado tenha sido realizado, como forma de se minimizar prejuízo financeiro tanto à agência quanto aos passageiros, pois tais valores não compensados poderão ser remanejados imediatamente para a quitação junto a outros fornecedores;

– situações em que ocorreram pagamentos à vista, e não existir a quitação dos serviços junto a fornecedores, deverão ser analisados com cuidado, em alta prioridade com a Nascimento, pois nestas situações as chances de prejuízos tanto para a agência quanto para os consumidores são maiores.

Diretoria Executiva da AVIESP

Receba nossas newsletters