Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Recife na disputa para ser hub do Nordeste da Tam

Felipe Carreras

Felipe Carreras


A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco já está se articulando para que Recife seja a cidade escolhida como o primeiro Hub – centro de conexões de voos domésticos e internacionais – do Nordeste para o grupo Latam Airlines (das companhias aéreas Tam e Lan). O grupo anunciou, na última sexta (dia 17), que está realizando um estudo de viabilidade para operacionalizar a ampliação de sua atuação em voos entre a América do Sul e a Europa. “O governador Paulo Câmara fará uma reunião com a presidente da Tam, Claudia Sender, para mostrar as vantagens se formos escolhidos como o novo hub da empresa. Em paralelo, desde o início do ano que estamos negociando com a companhia para aumentar nossas frequências de voos”, afirma o secretário Felipe Carreras.

Entre os critérios que serão analisados estão localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, bem como fatores como competitividade de custos. Além da posição estratégica geográfica de Pernambuco, recentemente o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre foi escolhido, pela Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal, como o melhor aeroporto do Brasil. Para a escolha, foram entrevistados 64.539 passageiros, ao longo de 2014, de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil, que respondem por 80% do fluxo aeroviário nacional.

Entre as vantagens para atrair o hub está a possível concessão de benefícios fiscais sobre o combustível. Inclusive, já está em tramitação um acordo com a Tam para o voo internacional Recife/Buenos Aires, cuja operação foi iniciada em janeiro deste ano. Uma contrapartida da companhia é o reforço no número de voos ligando Recife a outros destinos.“Para o passageiro, uma grande vantagem é viajar, partindo do Recife, em voos com tempos menores para a Europa, sem precisar ir para São Paulo ou Rio de Janeiro, além de aumentar as possibilidades de escolhas de conexões e horários”, comenta Carreras.

Além do Recife, o estudo do grupo analisa outras duas cidades, Fortaleza e Natal. A previsão é que a escolha seja feita até o fim deste ano, para que as operações comecem em dezembro de 2016. No próximo dia 5 de junho, será inaugurada a nova rota Recife – Cabo Verde. Com ela, Pernambuco passará a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor, e Buenos Aires, através da Tam. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo.

Receba nossas newsletters