Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

The Spirit of the Glaciers: uma viagem de luxo na Patagônia Argentina

The Spirit of the Glaciers é o único pacote que oferece visita aos quartos glaciais mais importantes do Lago Argentino

The Spirit of the Glaciers é o único pacote que oferece visita aos quartos glaciais mais importantes do Lago Argentino


Há cinco milhões de anos as transformações na natureza contemplaram o ser humano com um dos lugares mais belos do planeta. A partir desse período, a Patagônia Argentina começou a ter os primeiros glaciais. Atualmente, a região permanece intocada. Suas diferentes composições, um lago que muda sua cor do turquesa ao verde e azul, dependendo de sua profundidade, grandes montanhas que podem estar sem gelo ou com seus picos completamente brancos e o mais impressionante os enormes glaciais, deixam os visitantes em comunhão com a natureza.

O destino ainda possui uma forma única de ser apreciado. A Marpatag Cruceros oferece o programa “The Spirit of the Glaciers”.  A bordo do luxuoso cruzeiro Santa Cruz, os hóspedes podem conhecer quatro glaciais (Spegazzini, Upsala, Mayo e Perito Moreno) durante a navegação de três dias e duas noites que oferece além das incríveis paisagens uma experiência gourmet. A reportagem do M&E esteve no  cruzeiro e toda a vivencia a bordo você confere aqui!

Chegar ao destino –
Para chegar à Patagônia Argentina foi necessário pegar um avião até Buenos Aires e fazer conexão para El Calafate, localizada na província de Santa Cruz. A cidade é um charme e possui excelente estrutura para receber os visitantes. No aeroporto de El Calafate um funcionário da Marpatag recebe os passageiros e  um translado os leva até o porto privado de “La Soledad”, na zona de Punta Bandera, onde será realizada a embarcação no Santa Cruz.

Primeiro dia – Ao embarcar no cruzeiro os hóspedes são recebidos com taças de champanhes e canapés. Em seguida, é passado um vídeo com precisas instruções de seguranças. O barco zarpa e com isso não há mais internet ou TV. Sem nenhum meio de comunicação, os passageiros têm a oportunidade de sair da correria do dia a dia e viver uma experiência inesquecível. A primeira hora de viagem não é muito confortável, pois a embarcação navega pela garganta do diabo, uma região que faz o barco movimentar muito, sendo quase impossível ficar em pé sem cair. No entanto, passando essa região tudo se normaliza e viagem segue agradável e tranquila.

Após cada passageiro se acomodar em sua cabine, há uma apresentação na sala de estar sobre os glaciais. O primeiro desembarque ocorre após duas horas de navegação no Puesto Las Vacas. A região não possui grande atrativo no seu cenário, no entanto, é cercada por algumas curiosidades. A primeira é que quase todas as árvores do local estão caídas, pois o vento da região é tão forte que não as deixa em pé, o que dá um ar de cemitério de árvores.

Já a segunda curiosidade os turistas conhecem após uma caminhada de 200 metros, quando se deparam com uma cabana simples de madeira que está abandonada. Lá viveu entre 1990 a 1994 um finlandês e sua família. Sem nenhum tipo de comunicação e luz, o finlandês era responsável pelo transporte de vacas até os barcos que levavam os animais para outras regiões. Com uma vida nada fácil, quando precisava de alguma coisa ele tinha que fazer sinal de fumaça para os marinheiros. Um dia quando estava na cidade, seu filho sofreu um acidente automobilístico. A partir desse fato, o finlandês resolveu ir embora da cabana.

Após conhecer as curiosidades que envolvem a região, os visitantes voltam para o barco. O jantar é servido às 20h30, e é composto por entrada, acompanhamento, prato principal e sobremesa, todos acompanhados por vinho. A cada prato o chefe aparece na mesa para explicar o que está sendo serviço.  Após o jantar, os passageiros podem escolher se vão para suas cabines ou para o bar que fica aberto até as 00 horas.

Segundo dia – A partir das 8 horas é servido no restaurante o café da manhã que acontece até as 9 horas. O barco pernoitou no Puesto Las Vacas, desta forma depois de tomar o café da manhã o grupo recebe algumas instruções para realizar uma caminhada de aproximadamente 45 minutos, que tem como destino o mirador do glacial Spegazzine.

A caminhada é tranquila. Os visitantes passam por uma área onde é possível observar de forma panorâmica o Puesto Las Vacas. O ar puro e o verde das árvores geram uma sensação tranquilizadora e dessa forma no trakkyng o tempo passa rápido. Quase chegando ao mirador do glacial, apareceu um arco-íris que completou a paisagem.

O mirador só dá para observar uma parte do glacial Spegazzini, o que gera uma ansiedade para conhecer os outros glaciais. Quando acaba a caminhada, volta-se para a embarcação e o barco segue para o glacial Spegazzini. Às 12h30 o almoço é servido e como plano de fundo há a vista completa do glacial. Com o fim da refeição, o Santa Cruz navega pelo braço norte do lago rumo ao glacial Upsala, que é o maior do Lago Argentino.

Chegando ao local o barco para a 300 metros do glacial e com isso dá para ter uma ótima vista e fazer belas fotos. Às 18 horas são oferecidos alguns canapés na sala de estar e o guia faz uma apresentação sobre os Pioneros del Lago. O barco segue para a Bahía Toro, lá é realizado uma caminhada até uma cascata. A caminha nessa região é um pouco complicada devido à trilha, mas nada muito difícil e vale a pena para ver as águas cristalinas que caem da montanha. Após duas horas, o grupo volta e meia hora depois é servido o jantar.

Terceiro dia – O último dia reserva aventura e surpresas para os passageiros. Após o café da manhã, o guia passa algumas instruções para uma caminhada no Seno Mayo. Para chegar à região onde está o glacial Mayo foi preciso ir de bote motorizado. Lá é realizado uma caminhada bastante complicada, pois há muitas pedras e partes íngremes, mas todo o esforço foi recompensado pela vista do glacial.

Na volta, os marinheiros reservam uma surpresa para o grupo. Em uma cabana de metal, há uma pequena ceia. É oferecido chocolate patagonico quente, bolachinhas, bolo e uísque com pedras de gelo tiradas diretamente da fonte. Finalizando a caminhada todos voltam para o barco que zarpa para o último destino o Perito Moreno, o glacial mais conhecido da região.

Os passageiros almoçam em frente à parede de gelo do Perito. Na última hora de viagem, a tripulação surpreende aos visitantes com um último brinde. Às 16 horas o cruzeiro Santa Cruz chega ao porto de “La Soledad”.  Todos desembarcam e a viagem chega ao fim, mas certamente a experiência de conhecer um destino tão único e especial será difícil de esquecer e muito fácil de recordar.

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters