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Feiras e Eventos

Alemanha, um mercado estratégico nas ações promocionais do Brasil

Vicente Neto

Vicente Neto


A Alemanha está entre os principais mercados para a promoção turística do Brasil. Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2014 – Ano base 2013 – MTur, o país é o sexto principal mercado emissor de turistas para o Brasil e o primeiro entre os países do continente europeu, somando 236.505 visitantes em 2013. Com base nestes dados, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), entidade responsável pela estratégia de promoção do turismo internacional, tem procurado direcionar boa parte das ações e campanhas na Europa para esse importante destino
“Lembro que a Alemanha possui atualmente conexão direta regular com quatro cidades brasileiras. Os voos partem de Frankfurt e Munique com destino a São Paulo, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, o que torna a Alemanha o segundo maior país dentro da Europa em número de conexões para o Brasil, ficando atrás apenas de Portugal”, destaca Vicente Neto, presidente da Embratur.

O dirigente lembra ainda que o Brasil deve ser considerado um destino estratégico para as principais operadoras do mercado alemão. “Prova disso é que elas têm buscado constantemente apoio para a comercialização dos destinos propostos em seus catálogos a cada ano, principalmente no que diz respeito à capacitação de seus agentes de viagem com o intuito de incentivar o aumento das vendas dos produtos turísticos brasileiros”, explica.

Vicente Neto lembra que com os megaeventos, o Brasil ganhou uma nova visibilidade no cenário internacional e cita como exemplo o recorde na entrada de divisas internacionais referente aos gastos dos turistas estrangeiros obtido no ano passado. “O saldo de quase US$ 7 bilhões no ano passado deixado no país pelos visitantes internacionais gerou uma receita maior que a exportação de carne de frango (US$ 6,892 bilhões), café cru em grãos (US$ 6,041 bilhões) e automóveis de passageiros (US$ 3,195 bilhões). Esses números comprovam a importância do turismo para a economia brasileira, gerando empregos e mais renda para a população”, afirmou o presidente da Embratur.

Ele cita ainda a evolução destes números. “Em dez anos, desde 2005, a entrada de divisas por meio do turismo registrou alta de 79%, segundo os dados do Banco Central. Mais de 1 milhão de visitantes internacionais estiveram no Brasil durante o período da Copa e os resultados de 2014 confirmam que a cadeia produtiva do turismo nacional e internacional tem amplo potencial para continuar crescendo e se tornar um segmento cada vez mais importante para o desenvolvimento do país. Estamos no caminho certo e sabemos que, daqui para frente, vamos chegar a números ainda melhores até os Jogos Olímpicos de 2016”, conclui Neto.

O presidente da Embratur anunciou o calendário de feiras internacionais para este ano e de novas estratégias de promoção internacional do Brasil com foco nos Jogos Olímpicos de 2016, que será no Rio de Janeiro. As ações promocionais previstas para este ano incluem o Rock in Rio Las Vegas (Estados Unidos), que acontecerá em maio, e a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que já ocorreu em Madri. “A ideia é alinharmos nossa atuação tanto no mercado nacional como internacional e debatermos maneiras consistentes de mostrarmos nossos produtos turísticos e nosso potencial, ainda mais agora que estamos a 18 meses das Olimpíadas de 2016”, destacou Neto. “Além de ser uma oportunidade de tratarmos pontos importantes em torno do desenvolvimento do turismo brasileiro”, completou.

Outro tema em questão é a participação do Brasil na Expo Milão 2015, evento na Itália com duração de seis meses (01 de maio a 31 de outubro) e que conta com a presença de cerca de 150 países. “Estamos trabalhando com afinco e focados nas ações prioritárias. Teremos diversas ações para promover o destino Brasil por meio da gastronomia, diversidade cultural e natural. Dentre as iniciativas programadas estão ações digitais, rodadas de negócios, ação para público final, press trips, entre outras”, finalizou.

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