Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Qantas lucrou AU$206 milhões no último semestre

Foto: divulgação

Foto: divulgação


A empresa aérea australiana Qantas lucrou no semestre passado (fim em 31 de dezembro) 206 milhões dólares australianos. A cifra já consta o pagamento dos impostos, antes do pagamento o lucro representava AU$367 milhões.

Segundo a companhia, o lucro do último semestre, antes dos impostos, foi o melhor desempenho em primeiro semestre fiscal desde 2010 e teve aumento de AU$619 milhões comparado ao mesmo período do último ano.

Para a Qantas, os principais fatores da melhoria subjacente foram: benefícios do plano de Transformação da Qantas; depreciação reduzida;  aumento da receita por assentos-quilômetros oferecidos; remoção do imposto sobre o carbono e os preços mais baixos dos combustíveis.

O grupo teve aumento de 2.1% na receita, que ficou em AU$8.1 bilhões. Para a empresa, o aumento foi impulsionado pelo rápido progresso do plano de Transformação Qantas e os rendimentos em recuperação e cargas em um ambiente desestabilização.

Plano de transformação
O objetivo do grupo para o ano final de 2015 é atingir $675 milhões de dólares australianos em benefícios do plano de transformação; o alvo anterior era de AU$600 milhões. Combinado aos AU$204 milhões em benefícios alcançados no ano fiscal de 2014, resultará num total de benefícios de no mínimo AU$875 milhões até junho de 2015.

Mercado internacional
A Qantas International foi rentável pela primeira vez desde a crise financeira global, com EBIT subjacente de AU$59 milhões representando uma guinada de AU$321 milhões em relação ao período anterior correspondente. Espera-se que o negócio atinja o seu objetivo – anunciado em 2011 – de retorno ao lucro no ano fiscal de 2015.

Mercado doméstico
No mercado doméstico, Qantas e Jetstar reportaram EBIT subjacente combinado próximo de AU$300 milhões. Alan Joyce, CEO da Qantas, disse que o resultado mostrou que o Grupo está executando o plano corretamente, com disciplina e velocidade. “O fator decisivo para o nosso melhor resultado entre primeiros semestres fiscais nos últimos quatro anos foi nosso foco completo no programa de Transformação da Qantas”, afirmou o executivo.

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters