Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Rio de Janeiro, uma história de amor e paixão há 450 anos

Entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, cidade festeja novos investimentos no setor (Foto: Riotur)

Entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, cidade festeja novos investimentos no setor (Foto: Riotur)


Há 450 anos, Estácio de Sá – um jovem militar no auge de seus 20 anos – deixava a cidade de São Vicente, no litoral Norte de São Paulo, rumo à Baía de Guanabara. Foi no dia primeiro de março (01/03) de 1565 que o capitão português e sua frota de cinco pequenos navios e canoas aportaram próximos ao Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, fundando a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O nome foi em homenagem a São Sebastião, reconhecido como padroeiro do município.

E, para celebrar com muito estilo os 450 anos da cidade, o Rio de Janeiro recebe, durante todo o ano de 2015, diversas comemorações e festas, que vão agradar todos os seus moradores e visitantes. Visando deixar todo mundo por dentro dos acontecimentos, a prefeitura do Rio desenvolveu um portal especial para a data: o www.rio450anos.com.br. De acordo com o presidente do Comitê Rio450 – órgão criado para a organização das festividades –, Marcelo Calero, a cidade já conta com mais de 200 eventos confirmados até o final do ano. Distribuídos nas categorias: artes, esportes, seminários, presentes, música e festivais; 2015 será um ano marcado pelas manifestações de afeto e amor à “Cidade Maravilhosa”.

Além dos eventos, o Rio450 também criou produtos, espetáculos e seminários que vão se repetir durante todo o ano. Destaque para o Passaporte dos Museus Cariocas. Liderado pelo Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, o passaporte é um estímulo adicional para que os cariocas visitem os museus de toda cidade. São mais de 40 museus participantes da iniciativa que oferece entrada gratuita em determinados dias da semana ou desconto nos ingressos, criando um circuito inédito na cidade. A facilidade é válida até o dia 1º de março de 2016 e os passaportes estão sendo distribuídos nos principais museus do Rio.

Aqueles que querem conhecer um pouco mais da história da cidade, não devem deixar de visitar o Museu Histórico Nacional. Localizado na Praça Michel Âncora, no centro do Rio, o museu foi criado em 1922 e possui um acervo de carruagens, ambientações do Império e até uma Farmácia Homeopática do século 19. Pinturas históricas e o pitoresco pátio dos canhões somam um diferencial ao museu, considerado um dos mais importantes do país.

Como forma de promover o conhecimento através dos lugares icônicos da capital carioca, o Comitê Rio450 também oferece diversas caminhadas guiadas. Organizado pelo Rio Walking Tour (RWT), o serviço é gratuito e contempla diferentes roteiros que passam por pontos históricos do município. No total, são seis passeios oficiais, além de passeios temáticos que estão sendo anunciados ao longo do ano.

Além do tour pelo Parque Nacional da Tijuca, pelo Morro da Urca e pelas Cachoeiras do Horto, o RWT também disponibiliza os roteiros: Zona Portuária e Pequena África, que contempla os locais que sofreram maior influência dos africanos, principalmente durante o período colonial. O roteiro ainda passa pela Pedra do Sal, espaço onde, até os dias atuais, a cultura desses povos é celebrada e relembrada. Já o passeio Rio Cultural passa pelas igrejas e prédios antigos e históricos do centro da cidade. Enquanto o tour Rio, 450 anos, compara as diversas arquiteturas do centro do Rio, em que prédios ecléticos, que remontam à época colonial, mesclam a construções de estilos modernos. Para se inscrever nos roteiros disponíveis basta acessar o site http://www.rio2015.info/.

Após toda essa andança pelos bairros da cidade, nada melhor do que tomar uma cervejinha acompanhada de um petisco. Ponto de encontro dos descolados da cidade, a mureta da Urca, à margem da Baía de Guanabara, tem uma tradicional vista carioca, de onde é possível contemplar o Cristo Redentor. Em frente ao Bar Urca, famoso por seus pastéis e bolinhos de bacalhau, as pessoas se reúnem para admirar os últimos raios dourados do sol pintarem as águas da Baía. O local é concorrido nos finais de semana, principalmente no horário do Happy Hour, por volta das 18h.

Se aventurar pela Lapa é uma ótima opção para quem busca agito e diversidade. Além de barzinhos espalhados pelas ruas principais, o bairro possui inúmeras casas noturnas, que tocam do rock ao forró; do MPB ao sertanejo. E quem procura um bom samba de raiz também está no lugar certo. Vários estabelecimentos oferecem o melhor do samba carioca, ideal para quem quer fazer calos de tanto dançar.

Pertinho da Lapa, Santa Tereza também oferece ótimas escolhas para passar o dia e terminar com um drink ou uma cachaça na mão. Enfeitado com casas que datam dos anos 40, Santa Tereza é um bairro boêmio, composto por intelectuais, acadêmicos, escritores e artistas que realizam mostras de arte nas ruas. O local também conta com um mirante, no Parque das Ruínas, que oferece uma vista diferente da cidade, de onde é possível observar o centro e toda a orla do Rio.

Mas não só de bares é feito o Rio. As atividades esportivas em espaços naturais são algumas das características que diferenciam a cidade das outras metrópoles. Andar de bicicleta em torno da Lagoa ou pela orla de Copacabana e Ipanema pode ser uma atividade inspiradora que limpa a alma. A paisagem é um encanto para os olhos, tornando a prática de exercício um momento agradável e prazeroso. Se areia e mar não fazem muito a sua praia, descubra um pouco da área verde da cidade no Jardim Botânico. O parque possui mais de 6.500 espécies de árvores e plantas. A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

Mas se quiser economizar e de quebra ainda achar o lugar ideal para seu piquenique, vá até o Parque Lage, localizado ao lado do Jardim Botânico. A entrada é gratuita e o espaço oferece uma extensa área verde, que fazem contraste com ruínas e grutas.

Curiosidades sobre o Rio – Você sabia que a marchinha de carnavalesca Cidade Maravilhosa, de André Filho, é o Hino Oficial da Cidade? Que o nome ‘carioca’ é de origem Tupi? Que é por causa dos Arcos da Lapa que as pessoas que nascem no Rio são chamadas de Carioca?  Para comemorar os 450 anos do Rio, o portal Rio450 anos lançou o livreto online “Uma Breve História do Rio”. Além da parte histórica sobre a cidade, o documento também traz curiosidades a respeito do município. São 13 páginas com fatos inusitados e surpreendentes. Confira: http://www.rio450anos.com.br/wp-content/uploads/2015/01/BreveHistoriadoRiodeJaneiro.pdf

Opinião do trade carioca

“O Rio comemora 450 anos e o momento não poderia ser melhor. A celebração acontecerá entre dois grandes eventos – Copa e Olimpíadas – reforçando o calendário turístico da cidade, que se reinventa e ressurge para o mundo como um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais. A ABIH-RJ parabeniza a capital fluminense através de uma logo customizada para uso da hoteleira carioca, homenageando os 450 anos da Cidade Maravilhosa”.
Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e do Rio CVB

“O aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, em 2
015, é o momento de reverenciar as pessoas que fizeram e fazem desta cidade um dos lugares mais adorados do planeta: os cariocas. A natureza exuberante contribuiu bastante, mas o que torna o Rio tão singular é todo o repertório histórico, artístico, cultural e paisagístico construído ao longo desses quatro séculos e meio. Comemorar o jubileu, portanto, é muito mais do que preparar uma grande festa no dia 1º de março. E uma das maiores festas populares do país, o Carnaval de Rua 2015 não pode ficar de fora. Sob chuva de confetes e serpentinas, cariocas e visitantes vão celebrar o aniversário da Cidade Maravilhosa em um verdadeiro baile a céu aberto. Não tem como falar da história do Rio de Janeiro sem falar do Carnaval”.
Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo da cidade do Rio de Janeiro

“Neste ano de 2015 vamos comemorar a carioquice e os símbolos dessa cidade. A gente tinha algumas preocupações básicas: que as comemorações estivessem presentes em todo o Rio de Janeiro, e que os cariocas se identificassem com essas comemorações. Esse é o grande legado que vamos deixar para os 450 anos: uma festa em que os cariocas se vejam retratados. A relação dos eventos será dividida em seis categorias: artes, esportes, seminários, presentes, música e festivais”.
 Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro​

Receba nossas newsletters