Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

MTur espera 6,5 milhões de turistas com Olimpíadas em 2016

Antônio Pedro Figueira de Melo, secretário especial de Turismo, com o ministro do Turismo, Vinicius Lages

Antônio Pedro Figueira de Melo, secretário especial de Turismo, com o ministro do Turismo, Vinicius Lages


Durante a abertura do Seminário de Turismo para os Jogos Olímpicos 2016, que acontece hoje (03/02) e amanhã (04/02) no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou que espera um recorde de turistas internacionais no Brasil em 2016. “Vamos nos preparar para receber nesse ano Olímpico um número maior de turistas. O Brasil já recebe  6 milhões de turistas estrangeiros por ano, e a cada ano 300 mil turistas novos vêm ao país. A nossa meta é que até o final de 2016 o número chegue a 6,5 milhões”, destacou Lages. “O turismo é uma plataforma de negócios com muito potencial. Temos um potencial equivalente ao que o agronegócio tinha há 4 anos”, completou.

Já o secretário de Turismo do Estado do Rio, Nilo Sérgio Félix, afirmou que os preços altos cobrados durante a Copa do Mundo terão de ser revisados.
“Acredito que realizaremos uma ótima Olimpíada e estaremos muito
preparados. Mas para incentivar a vinda dos turistas, será necessário
rever alguns conceitos relativos às tarifas altas e médias que foram
cobradas na Copa do Mundo”, ressaltou Félix.

Outro assunto debatido foi a questão da isenção de vistos visando facilitar a vinda de estrangeiros durante o megaevento. De acordo com o Mário Andrade, executivo de Comunicação do Comitê Rio 2016, a demanda ainda não foi realizada junto ao Ministério de Relações Exteriores. “A questão dos vistos está em uma fase muito preliminar e não há nenhum pedido do comitê nessa questão. Já debatemos outros assuntos com o Ministério de Relações Exteriores, sobre outras questões como delegações, mas a questão específica dos vistos ainda não foi tratada. Essa oportunidade do Seminário, que debate a recepção das pessoas que vão vir aos jogos, é um bom começo para colocarmos esse e outros temas a serem discutidos”, esclareceu Andrade.

Segundo o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Fernando Azevedo Silva, os preparativos para o megaevento estão na reta final. “No último dia 28/01 fizemos a atualização da Matriz de Responsabilidades e percebemos que fizemos muitos avanços. Os complexos esportivos estão todos encaminhados. Inicialmente focamos na infraestrutura, por ser algo que demora mais para finalizar, mas agora no final daremos maior destaque para melhorar as operações e os serviços. A janela do esporte vai ser aberta pelo turismo”, enfatizou o presidente da APO.

O Seminário de Turismo para os Jogos Olímpicos 2016 vai debater ações e resoluções previstas para a organização do megaevento no Brasil, além de apresentar diagnósticos comparativos entre os programas atuais e alcançados e o projeto do Rio 2016. Participaram da solenidade de abertura, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o presidente da APO, Fernando Azevedo Silva, secretário de Esportes do Rio de Janeiro, Joel Benin, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, e o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, além do executivo de Comunicação do Comitê do Rio, Mário Andrade.

Receba nossas newsletters