Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

CCVB fecha ciclo de quatro anos com importantes resultados

Dario Paixão

Dario Paixão


Foram quatro anos à frente do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB), que hoje se vê em busca de novos desafios e de metas cada vez mais ousadas para a constante busca de desenvolvimento turístico de Curitiba, Região e Litoral. O empresário e professor universitário Dario Paixão deixa a entidade “mais forte, equilibrada e focada em praticar sua missão diária”.

De 2011 a 2014, muitas mudanças ocorreram e novas experiências, como a Copa do Mundo da FIFA, foram encaradas. “Não fosse o engajamento, o espírito de cooperação e associativismo que os nossos mantenedores praticam todos os dias, certamente não teríamos dado um passo adiante neste competitivo mercado dos destinos turísticos”, afirma o presidente.

O CCVB se fortaleceu e investiu em uma gestão com foco em resultados, indicadores de desempenho e conceitos de governança corporativa, planejada e comprometida com a missão de promover o destino Curitiba, Região e Litoral, apoiar negócios no mercado de turismo e eventos, contribuindo com as atividades de seus mantenedores.

Com esse propósito, as linhas de atuação foram direcionadas às ações de promoção e apoio à comercialização; ampliação da oferta turística integrando a área de abrangência à Região Metropolitana e Litoral; e articulação institucional. Esta última refletiu em exitosas parcerias, a exemplo das ferramentas desenvolvidas para a Copa do Mundo 2014 e do projeto Sou Curitiba Souvenirs. Os mantenedores beneficiaram-se diretamente com o aumento das ferramentas de interação com a entidade – palestras, workshops, informativos internos, atualização da área restrita, rodadas de negócios, campanhas e materiais de divulgação, participação em feiras – sem contar os projetos relacionados à capacitação e ao intercâmbio com outros associados. A comprovação do sucesso desses avanços pode ser medida pelo índice de 98% de satisfação dos mantenedores e pelas 87 novas empresas associadas, mais de 50% de incremento no período 2011-2014.

No que se refere à captação de eventos, resultado mais aguardado de um Convention Bureau as estratégias adotadas foram gerenciar o relacionamento com promotores e organizadores de eventos e integração do destino. Surpreendente é que, mesmo com a visão de médio e longo prazo, avanços são claramente notados. A base de dados de eventos pesquisados cresceu em 300% no período. Em 2014, o CCVB lançou como parceiro do SEBRAE, o programa Curitiba MICE e, com os mantenedores, instituiu a Comissão Estratégica para Captação de Eventos – CECEV. Somam-se a esses trabalhos as ações de mobilização, participação em feiras, programas de vivências no destino, entre outras estratégias de divulgação, que, ao fim de 2014, contribuíram para o aumento em 80% no número de eventos captados entre 2011 e 2014, que bateu recorde na história da entidade.

Para incentivar a maior permanência dos turistas, principalmente em períodos de baixa ocupação, foram desenvolvidos projetos como o “Curta Curitiba o Ano Inteiro”, “Festival de  Inverno”, “Cupom de Descontos” e “Curitiba Capital do Natal”, que resultaram em portais, perfis nas redes sociais, aplicativos, materiais e mapas. Nesses, há sempre a agenda cultural e esportiva da cidade e ofertas especiais das empresas mantenedoras.

Pensando também o posicionamento geral do destino, o CCVB dedicou-se ao relacionamento com a imprensa. Coletivas, programas de vivência, visitas às redações, reuniões, entre outras ações foram direcionadas  tanto à mídia paranaense quanto à nacional e internacional. Como consequência, totalizaram-se mais de R$ 13 milhões em mídia espontânea, em cerca de 300 releases enviados aos jornalistas.

“Sentimos orgulho em divulgar esses resultados. São resultado da visão do conselho diretor e da dedicação e concepção da nossa equipe e mantenedores a respeito dos valores e missão do CCVB”, diz Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters