Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Guia bilíngue sobre o Uruguai acaba de ser lançado

O Uruguai tem 3,2 milhões de habitantes e todos os anos recebe praticamente o mesmo número de turistas que o de residentes. O setor representa 7% do PIB do país e dobrou em menos de 10 anos. A visita de brasileiros ao Uruguai cresceu 35% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Até o final do ano, mais de 500 mil turistas daqui visitarão o país vizinho, segundo previsões do vice-ministro de Turismo, Antonio Carambula. Só perdemos em número de visitantes para os 1,5 milhão de argentinos que desembarcam no Uruguai.

Apesar de ser o terceiro país como destino preferencial dos brasileiros, atrás apenas de Argentina e Estados Unidos, poucos guias podem ser encontrados em bancas e livrarias. Pensando nisso o jornalista e escritor José Roberto Luchetti acaba de publicar Uruguay – Tempo para Viver Time to Live, pela Editora Blurb. Luchetti viajou ao país para levantar informações e conhecer de perto um pouco mais da vida pacata dos uruguaios. O guia inclui informações sobre Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Luchetti define o guia como uma inspiração. “A proposta não foi fazer um guia nos padrões tradicionais, embora ele tenha muitas dicas. É uma fonte de inspiração para quem pretende viajar ao país”, completa. As fotos têm grandes espaços no guia e os textos poéticos revelam ao leitor um Uruguai quase bucólico. “Tão perto e tão longe! Passei 44 anos da minha vida sem pisar no Uruguai… e de repente descobri este país. Nem parti e já quero voltar, passar por novos dias de sol, com a mesma calma, no ritmo uruguaio”, escreve Luchetti em um dos trechos do livro.

Uruguay – Tempo para Viver Time to Live foi publicado em português e inglês e a expectativa do jornalista é atrair o interesse também de outros turistas, não só brasileiros. “O mundo precisa viajar ou conhecer melhor o Uruguai, que é apaixonante”, resume Luchetti. “Uruguay – Tempo para Viver Time to Live é uma publicação para aqueles que preparam suas malas para desembarcar em Montevidéu ou para os que desejam passear em seus próprios sonhos com os pés fincados sempre no mesmo lugar”, completa.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters