Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Abear: demanda de outubro cresceu mais que o acumulado do ano

Maurício Emboaba e Eduardo Sanovicz, da Abear

Maurício Emboaba e Eduardo Sanovicz, da Abear


Segundo dados consolidados do mês de outubro das empresas membros da Abear, a demanda no doméstico teve alta de 6,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O acumulado do ano registra elevação de 5,5%. Segundo Maurício Emboaba, consultor Técnico da Abear, a oferta continua crescendo menos que a demanda e fica em 2,6% neste mês.

Já a taxa de ocupação subiu 2,9% atingindo 80,8%; e o índice de load factor registrou alta de 4,1%, totalizando 79,6% no ano. Em outubro foram embarcados 7,3 milhões de passageiros, 6,7% mais que em 2013. De janeiro a outubro já foram 66,4 milhões de viagens domésticas.

No internacional, a demanda cresceu 3,5%; a oferta, 0,5%; e a taxa de ocupação cresceu 2,5% e chegou a 85% sobre o ano anterior. No total de outubro foram embarcados 427 mil passageiros, um crescimento de 6,9% sobre 2013; no acumulado do ano já foram pouco mais de 4 milhões (3%).

Para Eduardo Sanovicz, se considerar todo o ano de 2014 onde a oferta esteve controlada e a demanda tendo aumentado, a tendência é que esses números se mantenham até o final do ano.“Enquanto o ano econômico andou meio de lado, nós das aéreas tivemos que fazer esforços dobrados para manter a qualidade e a infraestrutura no atendimento. A demanda cresceu e ao final do ano deve representar ao em torno de 5,5%. Este foi um ano que exigiu muito foco e criatividade”, comentou.

Receba nossas newsletters