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Feiras e Eventos

MTur: Argentina é mercado estratégico; pasta tem ações na FIT 2014

Ministro Vinicius Lages ressalta peso do mercado argentino para o Brasil

Ministro Vinicius Lages ressalta peso do mercado argentino para o Brasil


Historicamente a Argentina é um dos principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil. Para o ministro do Turismo, Vinícius Lages, a Copa do Mundo aproximou ainda mais os dois países. Hoje, os argentinos representam cerca de 30% dos estrangeiros que visitam o país anualmente. No entanto, Lages afirma que há ainda um grande espaço para crescimento. A expectativa agora é pelos Jogos Olímpicos, que ocorrem no Rio de Janeiro, em 2016. Ele acredita que até lá o atendimento aos turistas será aprimorado em todo o país. Veja a entrevista na íntegra:

MERCADO & EVENTOS – Vimos, durante a Copa do Mundo, da América do Sul pelo Brasil. Este turismo, entre os países vizinhos, poderia ser mais explorado? Há ainda um grande espaço para crescimento?
Vinícius Lages –
Com certeza o turismo ainda tem um amplo espaço para crescer no Cone Sul e a Copa do Mundo foi um momento extremamente importante nesse processo de aproximação com os países vizinhos. Chilenos, colombianos e peruanos, por ocasião do Mundial, descobriram o Brasil e gostaram do que viram. Uma pesquisa realizada com mais de 10 mil estrangeiros revela que, para 83,2% deles, a experiência turística no Brasil atendeu plenamente ou superou as expectativas. E mais: 95,2% deles manifestaram intenção de voltar ao país e seis em cada dez deles estavam no Brasil pela primeira vez.

M&E – Há ações planejadas para explorar ainda mais este tipo de turismo? Este sucesso deve se repetir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?
Vinícius Lages –
Temos excelentes expectativas em relação aos Jogos Olímpicos. Poderemos aprimorar ainda mais o atendimento aos turistas domésticos e internacionais com base nos nossos erros e acertos na organização da Copa do Mundo. Entre as lições aprendidas está a capacidade que temos para receber eventos de grande porte simultaneamente. Em São Paulo, por exemplo, uma série de congressos, feiras e convenções foram cancelados ou transferidos para outras datas, desnecessariamente, por conta da Copa do Mundo. A cidade mostrou que conseguiria, mesmo durante o Mundial, sediar outros eventos de menor porte.

M&E – Qual é a importância da Argentina para o turismo brasileiro?
Vinícius Lages –
A Argentina tem se mostrado historicamente um parceiro estratégico para o turismo brasileiro. Os argentinos representam cerca de 30% dos estrangeiros que visitam o Brasil anualmente. A crise econômica argentina inspira atenção, mas podemos com a ampliação dos mercados emissores compensar eventuais perdas.

M&E – Com a ampliação da infraestrutura, dos aeroportos e a divulgação do país para o mundo durante a Copa da Fifa, como o MTur vislumbra o desenvolvimento do turismo no Brasil nos próximos anos?
Vinícius Lages –
O turismo tem crescido historicamente em percentuais mais robustos que a economia brasileira. Temos uma excelente oportunidade para transformar o turismo na nova ferramenta para o desenvolvimento no Brasil, como foi a agricultura em décadas passadas. Para isso, no entanto, temos de desatar alguns nós, criar um ambiente de negócios mais favorável, com marcos regulatórios amigáveis, linhas de crédito mais acessíveis e uma promoção mais agressiva em sinergia com a iniciativa privada. Estamos trabalhando na estruturação desse novo ciclo do turismo. Essa é a nossa prioridade.

Natália Strucchi e Samantha Chuva

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