Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Abear: lazer incrementa ocupação das companhias em setembro

Maurício Emboaba, consultor técnico e Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

Maurício Emboaba, consultor técnico e Eduardo Sanovicz, presidente da Abear


Devido ao cenário atual do ano – com Copa e Eleições – a demando do corporativo se mantém estável se comparada ao ano anterior e com isso as empresas aéreas têm voltado seus esforços de marketing para atrair outras demandas, como o lazer – que registrou no mês de setembro o primeiro crescimento desde janeiro: 1,3% sobre setembro de 2013, ficando em 78,67%. Segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, esse cenário apresenta uma taxa de ocupação alta, porém uma rentabilidade baixa.

“O período recente teve clima bom e marketing forte das empresas, o que trouxe mais passageiros de lazer a bordo, um resultado significativo após a Copa. Isso somado a disciplina da oferta e a boa taxa de ocupação fez com que os resultados registrassem um pequeno crescimento mesmo em um mês sazonal como é setembro”, disse.

No mês de setembro a procura por transporte aéreo doméstico avançou 3% em relação ao mesmo período do ano passado. A expansão acumulada da demanda é de 5,4% no ano até agora. A oferta doméstica cresceu 1,3% e a taxa de ocupação também 1,3%. A oferta total de janeiro a setembro teve pequena retração (0,3%), resultando load factor de 79,5% – maior 4,2% maior que o mesmo período de 2013.

De acordo com dados da Abear, as associadas embarcaram 6,7 milhões de passageiros em voos domésticos no mês de setembro, 3,8% mais que 2013. No ano totalizaram 59,1 milhões (+3,7%). A Tam teve participação com 38,39%, seguido pela Gol (35,26%), Azul (17,26%) e Avianca (9,09%).

No internacional a procura por viagens aumentou 8,7%, para uma oferta em expansão de 1,8%, que resultou em uma taxa de ocupação de 86,7% em setembro – 5,5% maior que no mesmo mês de 2013. Totalizando 410 mil passageiros embarcados em voos internacionais – Tam 85,4% e Gol 14,6%; no acumulado do ano já foram 3,6 milhões de passageiros, alta de 2,5% em comparação a 2013.

Lisia Minellil

Receba nossas newsletters