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Política

MTur inicia debates para implantar novo plano de Marketing em 2015

Luciana Fernandes, diretora de Marketing confirmou que o lançamento do Plano será ainda este ano

Luciana Fernandes, diretora de Marketing confirmou que o lançamento do Plano será ainda este ano

Equipes técnicas do Ministério do Turismo e da Embratur, e ainda representantes das operadoras de turismo, estiveram reunidos ontem (21/10), em Brasília, para dar andamento à construção do novo Plano de Marketing Turístico do Brasil – Plano Experiências do Brasil. A proposta do Plano, que inicialmente seria lançado na Abav, em São Paulo deverá ser apresentada oficialmente em dezembro, após uma última fase de consulta aos estados, que deve acontecer no mês de novembro.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, abriu o encontro falando que o momento do turismo brasileiro exigia uma mudança de estratégias na divulgação do país e que isto estava sendo construído com a elaboração desse plano. “Nosso desafio é criar uma cadeia de valores que agrege um atrativo aos investimentos internacionais, e ainda que possamos criar uma marca forte, e trabalhar o marketing e a gestão destes produtos de forma mais eficaz”, disse.Já o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, lembrou que é preciso usar as novas tecnologias, buscar propostas inovadoras e agregar outros valores aos destinos. Por último, o presidente da Embratur, Vicente Neto, disse que o momento era propício a rever as atribuições da autarquia e falou: “não podemos mais dissociar o marketing de promoção internacional do Brasil com a promoção nacional”.

O trabalho foi conduzido por um dos consultores responsável pelo planejamento estratégico do plano, Richard Alves, e também pela diretora de marketing do MTur, Luciana Paiva Fernandes. Segundo ela, o plano de marketing vai servir como orientador para o MTur, além de órgãos estaduais e municipais de turismo, setor empresarial e instituições envolvidas na missão de “fazer o brasileiro se apaixonar pelas experiências de viagem no Brasil”.O Plano Experiências do Brasil é fruto de um processo que já envolveu mais de 600 pessoas em reuniões e oficinas, e também consultas e pesquisas de informações em órgão oficiais do turismo dos estados, entidades empresarias, instituições de ensino, lideranças, e processado pelas consultorias Barcelona Media Inovação e a Petrocchi Consultoria.

O primeiro passo da consultoria foi realizar uma pesquisa com mais 3.200 turistas e grupos focais em nove cidades brasileiras, além de 40 operadoras e agências de viagem para fazer um um diagnóstico do setor, identificando qual era a demanda turística que o país tem hoje, e quais são as ofertas de destinos e produtos.Em julho, este diagnóstico foi apresentado e iniciaram-se as discussões da formulação do planejamento estratégico, apresentado nesta quarta-feira, e que tem como objetivo ampliar e diversificar o consumo turístico no mercado nacional; incrementar a qualidade e competitividade dos produtos e destinos; e implementar mecanismos efetivos para a cooperação público privada.

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