Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Airport Infra Expo debate concessão de aeroportos

Solenidade conta com participação efetiva do setor aéreo. Na home: Autoridades durante abertura da Airport Infra Expo

Solenidade conta com participação efetiva do setor aéreo. Na home: Autoridades durante abertura da Airport Infra Expo


A quarta edição da Airport Infra Expo & Aviation Expo, que acontece até o próximo dia 19 em São Paulo, reúne presidentes de operadoras aeroportuárias do Brasil e do exterior, autoridades, especialistas e empresas da cadeia produtiva do setor para debater o futuro da infraestrutura aeroportuária no Brasil. O objetivo é falar das ações necessárias para modernizar e aperfeiçoar os processos operacionais dos aeroportos. Para Paula Faria, diretora da Sator Eventos e organizadora da feira, o pós Copa é o momento ideal para discutir o setor, “que vem ganhando maturidade e continua a atrair a atenção de todos”, disse. “Quando lançamos a feira eu propus o desafio de termos pelo menos um aeroporto brasileiro entre os 30 melhores do mundo. Hoje eu posso dizer que estamos próximos disso acontecer”, afirmou.

Na solenidade de abertura estavam os representantes dos cinco aeroportos em concessão no país. Cada um deles apresentou seus resultados e projetos para o período de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Brasília, Rio de Janeiro e Natal. Segundo Antônio Gustavo Matos do Vale, presidente da Infraero, o modelo antigo de administração dos aeroportos estava falido e as concessões foram benéficas para o setor. Ele ainda afirma que o plano regional de aviação também será beneficiado com as concessões.

“Era preciso fazer grandes investimentos na infraestrutura aeroportuária brasileira e o Tesouro Nacional não podia arcar com os custos. Logo, a decisão de conceder a iniciativa privada a administração e os investimentos dos aeroportos foi acertada e para os próximos anos, os aeroportos já em concessão investirão mais de 40 bilhões em melhorias”, explicou. Para o presidente, a infra-aeroportuária já mudou muito e continuará para atender a demanda. “Hoje temos uma realidade muito diferente de dez anos atrás e daqui dez anos será ainda melhor. Eu não tenho dúvidas do sucesso desse projeto”, disse.

Abraset – Durante a abertura da edição da feira houve o lançamento da Associação Brasileira de Fornecedores de Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Aeroportos (Abraset). Na ocasião, Jorge Leal, presidente da entidade, falou da importância da mudança operacional dos aeroportos com as concessões e a necessidade de se criar um padrão de atendimento e agilidade nos processos. Por isso foi criada a Abraset, com objetivo de aproximar o setor e estimular a inovação, a competitividade e o crescimento. “Hoje, os aeroportos em concessão são responsáveis pelo transporte de 50% dos passageiros no país. Temos muitos outros pequenos aeroportos em concessão e não somente os grandes. Nossa meta é buscar maior eficiência, economia e segurança para a aviação”, disse.

Ranking – Nesta edição, a feira lançou o estudo “Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento”. O estudo traça um planejamento de expansão urbana e das relações socioeconômicas das regiões, ancorado no crescimento da atividade comercial e industrial fomentada pelos aeroportos. No ranking com 100 aeroportos os cinco melhores posicionados são: São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC), Goytacazes (RJ) e Uberlândia (SP). Na avaliação foram levados em conta infraestrutura aeroportuária e localização, transporte de passageiros e de cargas, receitas acessórios (hospedagem, varejo e educação).

Feira – A quarta edição da feira conta com 120 empresas nacionais e internacionais, 86 expositores e 30 patrocinadores. Durante os três dias de evento são esperados 4.500 profissionais. Em paralelo acontece um seminário e workshops dedicado a assuntos como Ground Handling, Controle de Tráfego Aéreo, Segurança, Tecnologia da Informação, Receitas não aeroportuárias, entre outros. Neste ano uma delegação de empresários ingleses está participando e fazendo visitas técnicas aos aeroportos em concessão.

Receba nossas newsletters