Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Fenactur vai debater demandas de agentes com o Governo Federal

Alexandre e Michel Tuma Ness, com a tradicional mortadela do Michelão

Alexandre e Michel Tuma Ness, com a tradicional mortadela do Michelão


O presidente da Federação Nacional de Turismo (Fenactur), Michel Tuma Ness, destacou ao MERCADO & EVENTOS que a reunião com o o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, no final de agosto, foi um passo importante para tratar de assuntos relativos ao processo de credenciamento de companhias aéreas, em trâmite no Ministério do Planejamento.

Os dirigentes aproveitaram a reunião para falar também sobre o cumprimento das deliberações do Acórdão 1973/2013-TCU, especialmente no que diz respeito à inclusão do valor das tarifas aéreas no cartão de embarque. “O encontro foi de extrema importância para os agentes de viagens, tendi em vista que o relator e ministro do TCU, Raimundo Carreiro, se sensibilizou com o impacto que o processo de compra direta de passagens aéreas por parte do governo acarretará às agências e ao mercado de trabalho”, revelou Tuma Ness.

De acordo com ele, não tem que existir a taxa DU nas passagens. “As companhias deveriam colocar o preço no bilhete de viagem ou tirar a cobrança para o agente de viagem vender no valor que quiser”, disse o dirigente da Fenactur.

Outra reivindicação da entidade junto ao Governo Federal por Michel Tuma Ness é referente a comissão de 3% na taxa de embarque. “Essa resolução já saiu no Diário Oficial da União e ainda não é respeitada”, contou ao M&E. Ainda de acordo com ele, em breve os diretores da Federação vão se reunir com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e com o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, para debater as atuais demandas.

Receba nossas newsletters