Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Abav-DF critica central de compras do Governo Federal

A Abav-DF tentou impedir a manobra do governo federal de criar uma central de compras para aquisição direta de serviços e produtos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) na Justiça, uma vez que o MPOG ignorou as tentativas de diálogo. Agências de viagens de todo o País serão prejudicadas pela medida e terão que demitir funcionários e até fechar as portas, a depender do rombo em seu faturamento.

“Foi uma manobra sorrateira, sem discussão prévia com as agências de viagens, sem nenhuma audiência pública que o montante do negócio exige. A medida já está sendo implantada e com isso o governo Dilma aniquilará negócios e empregos de muitas pequenas empresas, que têm boa parte de seus ganhos atrelados aos contratos obtidos via licitação junto ao setor público federal”, alerta Carlos Vieira, presidente da Abav-DF.

A central já está na iminência de iniciar operações em Brasília e o alvo serão os bilhetes aéreos para servidores daquele ministério. Em uma segunda etapa, a ideia do governo Dilma é estender a compra de bilhetes para os demais órgãos da administração federal, declararam representantes do MPOG.

A central de compras vai concentrar negócios em diversos setores: viagens, limpeza, papel, veículos, segurança, telefonia, entre outros. O presidente da Abav-DF alerta que o assunto interessa a toda a sociedade porque, para comprar bilhetes diretamente, o governo concedeu incentivos e isenções tributárias às companhias aéreas e permitirá a compra de passagens com cartão corporativo do governo, alvo de escândalos retratados na imprensa. A compra de bilhetes será feita pelo governo por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens.

Mayara Moura

Receba nossas newsletters