Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Rio de Janeiro recebeu 63,5% dos turistas estrangeiros na Copa

Salvador Saladino (Bito), Carlos Martins (Setur-RJ), Cláudio Magnavita (Setur-RJ), Alfredo Lopes (ABIH-RJ) e George Irmes (Abav-RJ)

Salvador Saladino (Bito), Carlos Martins (Setur-RJ), Cláudio Magnavita (Setur-RJ), Alfredo Lopes (ABIH-RJ) e George Irmes (Abav-RJ)


O Rio de Janeiro abrigou a cúpula da Fifa durante a Copa do Mundo de 2014 e também recebeu a final do torneio. Por causa disso, foi considerado por governos e a própria Fifa como o “coração do Mundial”. Isso levou o Estado a receber 63,5% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil para acompanhar o megaevento esportivo.

O número foi divulgado pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro nesta terça-feira, dia 15, no Hotel Rio Othon, zona sul da cidade. De acordo com a Setur-RJ, a mídia espontânea é o maior legado para o Estado, que a partir de agora visa o projeto do Rio como sede Olímpica.

“A mídia espontânea representou cerca de anos de investimentos em publicidade. Temos que aproveitar essa fase para implementar cada vez mais ações de divulgação internacional do Estado do Rio de Janeiro. A partir de hoje, já temos que pensar que somos a Cidade Olímpica”, disse o secretário Cláudio Magnavita.

Hotelaria – O presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, confirmou as expectativas positivas da entidade em relação à ocupação hoteleira durante a Copa do Mundo. A média de ocupação em todas as partidas atingiu 93,8%, chegando a 97,66% no jogo final, disputado no Maracanã. Os bairros com maior ocupação foram Ipanema e Leblon, com índice de  94,76%, Copacabana e Leme (93,37%) e Barra e São Conrado (91, 06%), todos na zona sul da cidade.

Alfredo Lopes informou ainda que  os hotéis cariocas apresentaram  forte presença de torcedores sul-americanos, embora os  norte-americanos tenham respondido pela  aquisição de  maior número de ingressos para o Mundial.

A pesquisa revela, ainda, que os hotéis cinco estrelas foram os mais procurados pelos turistas, mostrando ocupação de cerca de 98,15%, com taxa de  99,75% no final da Copa. Já nos estabelecimentos hoteleiros de três  e quatro estrelas, a média geral ficou em 93,22% no período da Copa, atingindo  97,42% na partida final.

“Os números mostram que a hotelaria da cidade do Rio de Janeiro está preparada para grandes eventos. Tivemos uma ocupação muito boa na capital e no interior do estado”, afirmou Lopes.​

Receba nossas newsletters