Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

WTTC diz que é hora de Governos reconhecerem força do Turismo

David Scowsill destacou a força do turismo para amenizar a crise econômica mundial

David Scowsill destacou a força do turismo para amenizar a crise econômica mundial


Sem a presença do principal convidado, Kofi Annan, que na última hora cancelou sua vinda a Hanai, foi aberto esta manhã a 14ª edição do Global Summit, no centro de eventos do Hotel Renaissance Resort & Spa. Na saudação a mais de 200 delegados, o diretor da WTTC, Michael Frenzel lembrou que a indústria do Turismo não é importante apenas para a China, mas para o mundo. “Lembro que por meio do turismo podemos promover a integração entre as nações, paz e desenvolvimento por meio de relações comerciais”, adiantou. Em seguida o vice-premier da China, Wang Yang destacou o setor como forte gerador de empregos, bem como por ser uma indústria que não traz poluição e preserva a ecologia. Sobre a escolha da China para sediar o evento comparou o mesmo a uma olimpíada pelas inúmeras oportunidades de cooperação.

A força do turismo da China foi destacada pelo secretário geral da WTTC, Taleb Rifai. “Diria que a China é hoje um exemplo bem sucedido de como o turismo pode trazer divisas e gerar desenvolvimento”. Depois de citar a história de uma jovem africana que conseguiu pelo turismo emprego e uma carreira profissional destacou como o turismo pode gerar oportunidades de inclusão social. Para o ministro de Turismo da China, Shao Quivei os impactos do turismo  se refletem em vários setores da economia como transportes e geração de empregos.

A primeira parte das conferências foi encerrada pelo CEO da WTTC, David Scowsill que lembrou ser essa a segunda vez que a organização realiza um evento na China. “Estamos de volta a China depois de Beijing em 2010. Durante os últimos quarto anos, pudemos  constatar o impacto do milagre asiático, inclusive com perspectivas de super a  economia norte-americana na próxima década. A decisão de realizar aqui o Global Summit se deve ao fato de como o turismo tem sido  visto e tratado como fator de crescimento da econômia na China/’.

O dirigente lembrou que o turismo na China foi responsável pelo emprego de 65 milhões de pessoas e as perspectivas de crescimento são de 7% nos próximos 10 anos. Nesta próxima década o mercado de viagens e turismo deve movimentar 90 milhões de pessoas neste país. Isso faz com que o turismo se transforme num importante fator de desenvolvimento da economia da China, ponderou.

 De acordo com as pesquisas da WTTC, o turismo mundial deve crescer 4,4 % ao ano nesta próxima década superando a média da economia mundial. “Se mantivermos esse ritmo iremos ter em 2014 uma geracao de US$ 11 trilhões e gerar 75 milhes de novos~empregos .” Então não há como negar que os governos precisam da indústria de viagens e turismo. Para isso é importante manter uma cooperação internacional. Então fica a questão sobre  o que fazer para o incremento da indústria de viagens e turismo? Precisamos de uma indústria capaz de investir no turismo sustentável”, ressaltou. Ao finalizar ressaltou a importância dos dirigentes reconhecerem a força do turismo. “Entender o turismo como uma força positiva Esse reconhecimento foi feito no ano passado pelo ex ministro Tony Blair durante a nossa última conferência. È preciso que os lideres efetivamente possam tomar conhecimento da força desta indústria”, finalizou.

Luiz Marcos Fernandes, de Hanai

Receba nossas newsletters