Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Suíça prevê aumento de 45% no número de brasileiros em cinco anos

Monika Müller e Chelem Consentino, da Switzerland Tourism com brindes que foram sorteado no final do roadshow

Monika Müller e Chelem Consentino, da Switzerland Tourism com brindes que foram sorteado no final do roadshow


Com mais de 20 parceiros, o Escritório de Turismo da Suíça (Switzerland Tourism) realizou, nesta quarta-feira (16/04) um roadshow, no Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro, para um grupo de aproximadamente 60 agentes de viagem da capital fluminense. O evento apresentou os principais destinos e cartões postais do país. Na ocasião, a expansão da capacidade hoteleira do País foi apresentada. Zurique, por exemplo teve um aumento de mil quartos, enquanto a cidade de Basileia está com mais 500. Em relação ao Brasil, Adrien Genier disse que o turista brasileiro ainda tem uma visão distorcida da Suíça.

De acordo com Adrien Genier, diretor para o Brasil do Switzerland Tourism, o número de brasileiros no país vêm crescendo muito. “A Suíça tem investido muito no Turismo. O aumento de brasileiros é constante, porém tímido, se comparado ao número de turistas brasileiros que visitam a Europa”, ressaltou Genier lembrando que o oeste Europeu recebeu, em 2013, 2,75 milhões de brasileiros, sendo França, Portugal e Espanha os destinos mais procurados, com 29%, 16% e 12% de turistas, respectivamente. A Suíça, por sua vez teve 3% de seus turistas de origem brasileira.

O executivo destacou que alguns pontos ainda precisam ser trabalhados no mercado brasileiro. Para ele, um dos principais motivos para o brasileiro evitar a Suíça é por acreditar que seja uma destino de inverno: “O brasileiro acha que só há montanhas e esqui, mas não é verdade. A Suíça é um destino muito completo com diversos roteiros para o verão, quando o clima chega a 30ºC. É possível aproveitar atividades de neve e retornar para um vilarejo urbano no mesmo dia”, explica. A segunda questão apontada pelo diretor é o preço. “Muitos acreditam que o turismo na Suíça é muito caro, mas se analisarmos o tempo de voo, preço e distância para um roteiro de esqui na América do Norte, por exemplo, a Suíça compensa muito mais, além de ser um destino muito mais autêntico, pois foi onde o esporte surgiu. E ainda contamos com diversos descontos e gratuidades para crianças”, observou Adrien Genier.

Estudo do mercado – Com exclusividade ao MERCADO & EVENTOS, o diretor apresentou o resultado de uma pesquisa do Switzerland Tourism com brasileiros. Nela, foi verificado que os brasileiros acreditam que os suíços são frios e não divertidos. Porém, quem já visitou o país garante que o povo é muito simpático e caloroso, além de muitos falarem inglês e até mesmo português – devido à uma grande comunidade portuguesa que existe no local -, diminuindo o empecilho da língua. “A maioria dos turistas que já foram à Suíça desejam retornar”, declarou Adrien.

Para os próximos anos, a expectativa do órgão é que o país tenha um crescimento de 45% até 2019 em números de brasileiros. Genier afirma que, para concretizar os planos, serão realizados diversos workshops e roadshows, a fim de capacitar e treinar os agentes e operadores de viagem.

Lucerna, cidade da mobilidade em Titlis, apresenta novidades

Uma das cidades mais centrais da Suíça, Lucerna tem fácil acesso à diversos municípios. “Por ser uma cidade pequena, em três pernoites é possível conhecer toda a região em um dia e aproveitar para explorar roteiros vizinhos”, destaca Vanda Catão, gerente regional para América Latina da região de Titlis. De acordo com Catão, Lucerna, que teve um aumento de 15%, de 2012 para 2013, no número de brasileiros, é uma cidade que representa, verdadeiramente, a mobilidade do país, que é todo interligado por trens. E, a partir de junho, o principal museu do município: o Museu Suíço do Transporte, em parceria com o chocolate Lindt, oferecerá uma vivência ao mundo do chocolate, integrando tecnologia e mobilidade à tradição. “Conhecer as tecnologias dos trens suíços é bem interessante para o brasileiros, principalmente para os cariocas, uma vez que é a mesma tecnologia usada nos bondinhos do Pão de Açúcar, por exemplo”, finaliza Catão.

Receba nossas newsletters